Alerta: Beneficiários em Formosa do Rio Preto devem prestar informações corretas ao cadastro do Bolsa Família

Almerice Rodrigues
Nos últimos meses, o benefício do Programa Bolsa Família (PBF) de muitas pessoas foi suspenso ou cancelado, no país inteiro. Entre os problemas mais recorrentes, está a falta de inconsistência das informações prestadas, que é de total responsabilidade dos beneficiários. Para que esses problemas sejam sanados, os usuários do programa devem ter a consciência de prestar somente informações verdadeiras durante o cadastro ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico), realizado anualmente. Isso porque, após detectada a prestação de informações incoerentes, o sistema gerenciado pelo governo federal bloqueia o benefício e a reversão é complexa.
Segundo o gestor municipal do Bolsa Família em Formosa do Rio Preto, Fábio Cristiano Ribeiro, “é de conhecimento de todos que o governo federal está bastante rigoroso no controle das finanças e as informações desencontradas ou mesmo inverídicas são um prato cheio para os cancelamentos”, explica, acrescentando que a gestão municipal tem averiguado cada caso que procura o setor, na Secretaria de Assistência Social, e assim que a equipe técnica identifica que a família faz parte do perfil do programa, faz-se contato com o gestor federal e solicita a reversão do cancelamento.
Ribeiro destaca ainda a importância de informar os dados corretos, principalmente em relação à renda. “Os sistemas de diversos órgãos agora estão interligados, assim o PBF tem acessado informações da Receita Federal, do INSS, entre outros. Portanto, mais do que nunca é fundamental declarar apenas a verdade no cadastro”, alerta.
O Bolsa Família injeta mais de R$ 0,5 milhão na economia de Formosa, número representativo e com importante valor social para a cidade, por isso, o governo municipal acompanha de perto, passa todas as informações e empenha-se para reverter os cancelamentos inadequados a fim de garantir o direito dos cidadãos ao benefício.


Compartilhe:

Comentários: