Estudantes da zona rural de Serra Dourada recebem orientação para uso racional da água

19-10-16_palestra-educativa-povoado-de-morrinhos_serra-dourada

Ascom

Os estudantes da zona rural de Serra Dourada, no oeste da Bahia, receberam na última quarta-feira (19) orientação para o uso racional da água tratada. Foram realizadas seis palestras educativas pela área social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nos povoados de Lagoa da Onça, Morrinhos e Traíras, que passarão a ser beneficiados até o final do ano com água tratada e canalizada. Cerca de 250 estudantes puderam entender o funcionamento do sistema de abastecimento e as etapas de tratamento da água.

A estudante Paloma Silva de Oliveira, da Escola Municipal Presidente Médice, de Traíras, gostou da palestra e das informações relacionadas ao tratamento da água. “Infelizmente ainda não temos água, mas é muito importante esse serviço para a saúde das pessoas”, afirma. Há 14 anos no povoado, a vice-diretora da Escola Presidente Médici, Maria da Conceição Silva, explica que os moradores estão com expectativa em relação à água da Embasa. “A água do povoado é de poço e salobra e temos que comprar água para beber”, afirma.

Para chegar água tratada aos moradores destes povoados, o Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), investiu R$ 725,1 mil para implantar 50,4 quilômetros de extensão de rede para atender 690 famílias. Para o morador do assentamento Lagoa da Onça, Osmir de Meira Xavier, a obra para levar água tratada vai melhorar a qualidade de vida da população do povoado. “Hoje o abastecimento do poço é precário. Além de ser salobra, ficamos muitos dias sem água”, afirma.


Compartilhe:

Comentários: