Operação que reforça segurança a produtores no Oeste foi lançada

Operação Safra intensifica ações de policiamento com o objetivo de prevenir e coibir roubos e golpes

Fotos Jayme Modesto

Cheilla Gobi com informações Aiba

Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (18), na cidade de Barreiras, a 5ª edição da Operação Safra, no Oeste da Bahia. No período de 18 de outubro a 8 de abril de 2019, ações preventivas e ostensivas estarão intensificadas em toda a região.

Com o início do plantio na região se intensifica o tráfego de veículos carregados com defensivos agrícolas, que são alvos de assaltantes, devido ao elevado valor das cargas, portanto o mês de outubro começa com mais segurança.

As unidades territoriais 85ª CIPM e Rondesp Oeste, e especializadas da Polícia Militar – Grupamento Aéreo, Companhia Independente de Policiamento Especializado e o Batalhão de Polícia Rodoviária – passam a reforçar as visitas às fazendas produtoras e promovem o acompanhamento das ações desempenhadas pelos produtores.

A solenidade de implantação do reforço no patrulhamento aconteceu na Associação Barreirense Aerodesportiva (ABA), Hangar 8. “Há cinco anos pensamos, junto com a comunidade do Oeste baiano, uma forma de combater os furtos e roubos de quem trabalha com a agricultura. Deu certo e hoje estamos aqui reafirmando esse trabalho integrado”, comentou o secretário da Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.

O secretário lembrou ainda que, nos últimos anos, cerca de R$ 13 milhões foram investidos na região. “A Base Avançada do Graer, erguida em parceria com a iniciativa privada, é uma unidade que incrementa ainda mais esta operação”, completou Barbosa.

Durante seis meses, o efetivo deve percorrer mais de mil propriedades rurais em 12 municípios do oeste baiano. Na operação são utilizadas viaturas e um helicóptero do agrupamento Aéreo da PMBA (GRAER), que fica de prontidão em sua base para decolar e fazer a varredura aérea, caso seja necessário.

A Aiba apoia a Operação Safra na parte logística, para que esses policiais, quando estiverem no campo, tenham todo o amparo para a realização das ações.

“Com certeza houve uma diminuição acima de 90% da criminalidade em propriedades rurais. Hoje estamos lançando já a quinta edição e depois dessa operação, praticamente não se houve mais falar em roubos nas fazendas. O objeto principal é aumentar a guarnição nessa época, mas toda a região se beneficia dessa ação não só os produtores”, disse o vice-presidente da Aiba Luiz Antônio Pradella.


Compartilhe:

Comentários: