Palestra sobre licitação fortalece os comerciantes do município

Almerice Rodrigues

“A prefeitura não pode comprar sem obedecer aos critérios constitucionais. A regra é realizar licitação, cumprindo as formalidades previstas na lei”, esclareceu o especialista em Licitações e Contratos, Orlando Gomes, durante uma palestra para os comerciantes de Formosa do Rio Preto, promovida pelo Executivo.  A finalidade da gestão do prefeito Termosires Neto é fortalecer o comércio local, através do conhecimento sobre os procedimentos dos processos licitatórios. “O comércio se sente valorizado com esse tipo de ação”, analisou a comerciante Márcia Schneider.

Gomes explicou que para vender para a administração pública é necessário que os comerciantes locais se organizem de maneira a atender aos requisitos da licitação, mantendo a documentação do negócio em dia. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Isael Rocha, “comprar na própria cidade faz com que o dinheiro circule no município, aquecendo a economia”.

Para isso acontecer, de acordo com secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Sílvio Buarque, os comerciantes locais precisam estar preparados para participarem dos processos licitatórios em iguais condições com os comerciantes externos.

O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representada pelo vice-presidente da entidade, Abelardo Fernandes.

O palestrante Orlando Gomes da Silva é Graduado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas; Pós-graduado pelo Curso de Especialização em Gestão Organizacional Pública pela Universidade do Estado da Bahia; Integrou como representante da SAEB a Comissão da Procuradoria Geral do Estado- PGE que elaborou o anteprojeto da Lei Estadual de Licitação.


Compartilhe:

Comentários: