Agentes comunitários conhecem serviços disponíveis na Saúde

Almerice Rodrigues

O encontro de capacitação dos agentes comunitários de saúde deste mês apresentou os serviços e procedimentos que a Secretaria de Saúde de Formosa do Rio Preto já está oferecendo, nestes três primeiros meses de governo. A reunião foi conduzida pela coordenação da Atenção Básica da Saúde, com a participação das enfermeiras e das profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“Fizemos o diagnóstico do município e então avaliamos o que era necessário para tirá-lo da UTI, que foi a situação encontrada de deterioração e sucateamento em todos os setores”, compara o prefeito Dr. Termosires Neto. A melhoria na Saúde, um compromisso assumido por ele, já pode ser percebida em diversas ações, como na ampliação das especialidades médicas.

Mais especialidades – são realizados atendimentos de cardiologia, neurologia, psiquiatria, pediatria (com dois médicos), clínica médica, ginecologia e obstetrícia, ambulatório de obstetrícia de risco. Além disso, estão em fase de credenciamento: neurocirurgia, endocrinologia, mastologia, angiologia, gastroenterologia, urologia, pneumologia, otorrinolaringologia, nefrologia.

Exames disponíveis – tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, mamografia, teste ergométrico, ultra-sonografia (USG), holter e mapa, eletrocardiograma, ecocardiograma, citopatológico (preventivo) e exames laboratoriais.

Centro Cirúrgico – Estão sendo realizadas no Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago as cirurgias gerais (hérnia epigástrica, umbilical e inguinal; fimose; períneo; histerectomia; colecistectomia; hemorroida; laqueadura tubária; cesarianas, entre outras) e as cirurgias ortopédicas. O hospital conta também com o serviço de fisioterapia, com três profissionais atendendo a população.

Mais informações podem ser obtidas com os agentes comunitários de saúde, nos PSFs ou na Secretaria de Saúde.


Compartilhe:

Comentários: