Coordenação de Assistência Odontológica de Barreiras promove capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde

  • Dircom

    Mais de 200 Agentes Comunitário de Saúde de Barreiras participaram da capacitação em saúde bucal na manhã dessa sexta-feira, 21. O evento que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, foi planejado pela Secretaria Municipal de Saúde através Coordenação de Assistência Odontológica.

    A ação que faz parte da meta anual estabelecida pela Secretaria de Saúde para os Programas de Prevenção, e proporcionou aos Agentes Comunitário duas palestras abordando as perdas dentárias precoces e o câncer de boca.

    O cirurgião dentista Ronaldo Inácio, palestrou sobre as diversas formas de preservar os dentes de leite e os permanentes. “O nosso objetivo é orientar nessa manhã os profissionais que fazem o trabalho primário, que são os agentes de saúde, com a população. Esse momento é importante porque contribui de forma positiva no dia a dia de cada agente, possibilitando-os tornarem multiplicadores de informação e contribuir dessa forma, na qualidade de vida dos atendidos”, destacou.

    Dentre suas abordagens, Ronaldo destacou ainda que 11% da população não tem a arcada dentária completa, o que representa cerca de 16 milhões de pessoas. Apenas 53% da população escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e faz o uso adequado do fio dental, os principais fatores para esses dados considerados preocupantes, estão associados à fatores culturais, econômico, falta de acesso ao flúor, além do consumo excessivo e frequente de açúcar.

    De acordo com o coordenador de saúde bucal, essa ação acontece todos os anos com a meta de socializar os diversos conhecimentos acerca da assistência odontológica do município.

    “Através da Secretaria de Saúde de Barreiras, proporcionamos essa capacitação para todos os agentes com a meta de mostrar novos conhecimentos sobre a saúde bucal e a maneira adequada dos temas serem abordados nas visitas domiciliares realizadas por eles. Nessa manhã, abordamos assuntos corriqueiros mas que podem auxiliá-los a mudar os hábitos da população, levando-os a ter mais cuidado com os dentes, desde os de leite até os permanentes”, disse Marcelo Cartaxo.

    A cirurgiã dentista, Keila de Oliveira, que atende diariamente na Unidade de Saúde Jaime Lima no bairro Vila Dulce, abordou sobre o câncer de boca e a importância de fazer o autoexame. As palestras também abordaram os piores hábitos praticados por muitas pessoas com relação ao cuidado com a boca e os dentes, como lanchar e/ou dormir sem escovar os dentes, ingerir doces e biscoitos, não escovar a língua, usar escolha velha, e a falta do hábito no uso do fio dental.


    • Compartilhe:

    Comentários: