Prefeitura de Barreiras realiza primeiro mutirão de cirurgias pediátricas

  • Inserido na comemoração do Dia Mundial de Pediatria, o evento mobilizou equipes médicas na realização de procedimentos cirúrgicos de hérnia, fimose, má formação nos testículos e de otorrinolaringologia.

    Dircom

    A recepção das crianças que participaram do primeiro mutirão de cirurgias pediátricas em Barreiras foi de muita alegria com balões rosa e azul por todo Hospital Municipal Eurico Dutra. A recepção foi na noite de sexta-feira, 04, e contou com a presença do Prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, vereadores, diretora administrativa do hospital, Helena Luísa, do diretor médico, Rodrigo Melo e da coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda. Na oportunidade os membros da Igreja Adventista do 7º Dia, fizeram uma oração e promoveram uma visita lúdica às crianças na pós-cirurgia.

    “Fico muito feliz em ver a realização das cirurgias em nossas crianças, para diminuir a espera por essa oportunidade, esse primeiro mutirão faz parte da nossa programação dos 127 anos de Barreiras, aderimos ao mutirão que acontece a nível nacional, e em nossa cidade essas cirurgias foram custeadas totalmente através dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde, portanto, nós pretendemos repetir mais vezes para, inclusive,  acabar com a demanda reprimida que temos”, disse emocionado Zito Barbosa.

    As cirurgias de hérnia, fimose, correção de má formação dos testículos e procedimentos na garganta, ouvido e no nariz, foram feitas no dia mundial de pediatria, sábado, 05, e contaram com o profissionalismo de três médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de outros profissionais do município.

    Seu José Procope mora no bairro JK, estava ansioso para realizar a cirurgia de hérnia em seu bebê Elias, de apenas quatro meses. “É uma cirurgia cara, custa mais de onze mil reais, e essa oportunidade me deixou muito contentes. Deu tudo certo, ele está tranquilo na pós-cirurgia e esperamos agora que as dores acabem”, disse.

    Dona Elisângela, moradora do bairro Boa Sorte, paparica o pequeno Enzo Gabriel e comemora o sucesso da cirurgia. “Ele veio fazer a correção nos testículos e está tranquilo, já está até jogando no celular, rindo e se recuperando bem”, relatou.

    A coordenadora de cirurgias eletivas comemora o sucesso do primeiro mutirão de cirurgias pediátricas em Barreiras, interligado ao XII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, através da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica. “Os casos de cirurgias realizadas nesse mutirão já estavam na fila do SUS e eram considerados de urgência, o mutirão dá celeridade e diminui o tempo de espera dos pacientes. A felicidade é grande porque não tivemos nenhuma adversidade e todos os pacientes já puderam retornar aos seus lares na manhã desse domingo, 06, todos bem”, concluiu Ana Paula Miranda.


    • Compartilhe:

    Comentários: