Secretaria de Saúde de São Desidério realiza encontros de mobilização contra Hepatites B e C

Fotos: Arquivo SESASD

Jackeline Bispo

Com o intuito de oferecer orientação e exames de rotina à população, a Secretaria de Saúde de São Desidério (SESASD) realiza várias ações de mobilização contra as Hepatites B e C nas Unidades de Saúde da sede e zona rural. 28 de julho foi o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, desde então os agentes da SESASD têm feito trabalhos de identificação de casos.

“Este é um momento importante, pois as Hepatites Virais muitas vezes não apresentam sintomas, mas agem silenciosamente no corpo, sendo facilmente transmitida, por isso estamos alertando as pessoas sobre a prevenção dessas doenças, ao mesmo tempo em que oferecemos os testes na busca de reconhecer possíveis casos e orientar sobre o tratamento adequado”, alerta a coordenadora da Atenção Básica, Tatiane Rodrigues.

As doenças – A Hepatite B é uma doença infecciosa que atinge o fígado, é considerada uma doença sexualmente transmissível e também pode ser passada de mãe para filho durante o parto ou através do leite materno.

A Hepatite C também atinge o fígado, porém raramente apresenta sintomas, por isso a maioria das pessoas infectadas não sabe que possuem a doença até que já esteja em estado avançado, daí a importância dos exames de rotina. Vale ressaltar que ainda não existe vacina contra a Hepatite C.

“Informamos também que as cadernetas de vacinas devem ser atualizadas, seja para crianças ou adultos, a imunização previne várias doenças e é a melhor forma de evitar problemas futuros”, conclui Tatiane.


Compartilhe:

Comentários: