Anos a mais de vida têm menos qualidade

São Paulo O aumento da expectativa de vida da população mundial nos últimos 20 anos veio acompanhado de uma má notícia: os anos a mais estão sendo vividos com menor qualidade de vida por causa de problemas de saúde.
Um conjunto de estudos publicados ontem pela revista médica “Lancet” avaliou o impacto das doenças na população global.Pesquisadores de 50 países, Brasil inclusive, analisaram um grande volume de dados, como incidência de doenças, motivos de internação hospitalar e mortalidade em todos os cantos do mundo para produzir um retrato das condições de saúde no ano de 2010.

Um dos artigos, liderado por Joshua Salomon, da Escola de Saúde Pública de Harvard, mostra o descompasso entre a vida longa e a vida saudável. O trabalho comparou as condições de saúde entre 1990 e 2010 em 187 países. Os resultados mostram que um ano a mais de vida corresponde, na verdade, a 0,8 ano vivido com saúde. E, quanto mais a expectativa de vida aumenta, maior é o degrau entre a longevidade e a qualidade de vida. Vive-se mais com menos qualidade de vida.

Fonte: Globo.com\Saúde


Compartilhe:

Comentários: