Prefeitura adota ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

IMG_6762WEBessa

Reinaldo Rolon

O prefeito de Buritirama, Arival Viana, convocou uma reunião de emergência, na tarde da última terça-feira (02), com a secretária de Saúde, Nádia Caitano, representantes da equipe da vigilância em Saúde, epidemiológica, endemias e outras secretarias, com o objetivo de adotar medidas para a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chicungunya e Zika Vírus.

Atendendo ao pedido do prefeito, Nádia em reunião com as equipes da vigilância epidemiológica, vigilância em Saúde e a equipe de combate a endemias formularam diversas ações estratégicas a serem executadas de forma articulada e em parceria com a sociedade.

AÇÕES E FORÇA TAREFA

As ações consistem na formação e uma força tarefa, denominada de Equipe de Dengue, com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de Saúde e um voluntário, que visitarão 4.928 imóveis no período de 30 dias. Os agentes das localidades do interior (Altamira, Poço da Jurema, Morrinhos, Lago Bonita), reforçarão a equipe na zona rural do município.

NA ESCOLA

Mobilização dos diretores, coordenadores e professores, nas escolas da sede e da zona rural, através da participação das equipes, na culminância da Jornada Pedagógica, na sexta-feira (05), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, viabilizando uma parceria entre ambas as secretarias, para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

IMÓVEIS ABANDONADOS

Entrada em imóveis abandonados, sinais de ausência prolongada do morador ou em casos de recusa em receber o agente da Força Tarefa, com o auxílio da Polícia Militar e chaveiro, respaldados pela Medida Provisória 712/2016, do Governo Federal.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Realização de um mutirão imediato, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos-SIOPS, para a remoção de recipientes (pneus, garrafas, etc) que possam acumular água nas residências, de acordo com um cronograma previamente estabelecido.

O proprietário do imóvel será notificado quando o agente da força tarefa encontrar o local descuidado, devendo ser regularizado (limpo), no prazo máximo de oito (08) dias e não cumprindo a determinação, o proprietário poderá sofrer sansões da Legislação Municipal vigente.

As ações não serão restritas apenas às residências, haverá limpeza das vias públicas, terrenos baldios, além da distribuição de panfletos informativos. O objetivo do mutirão é envolver a sociedade no controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, diminuindo o risco de infecção.


Compartilhe:

Comentários: