Alerta Vacina Covid -19

Foto: Reprodução.

 

Jayme Modesto

Com a chegada da vacina contra a Covid-19 chegou também a esperança do fim da pandemia. No entanto, se tratando de Brasil é preciso ficar atentos, pois foi nessa fase pandêmica que originou uma série de atividades criminosas patrocinadas por governadores e prefeitos desonestos em vários estados e cidades por todo Brasil.

O afrouxamento das regras e sem a obrigatoriedade de licitação para compras governamentais na área da saúde na luta contra o Covid-19 abriu um espaço enorme para a multiplicação de fraudes pelo Brasil. Além dos problemas já existentes, os próximos e possíveis de acontecer são as ações do crime organizado referente à vacina, que vão desde o desvio, venda e até falsificação do imunizante.

É nesse cenário que surgem as dúvidas e a insegurança da concretização da importante vacinação em massa neste momento, a começar pelo cumprimento da ordem dos grupos de prioridades, caso as vacinas sejam entregues com segurança.

A Polícia Federal tem tido muito trabalho para cumprir mandados de busca e apreensão na sede das prefeituras, casas de prefeitos, governadores e secretários onde alguns já foram presos. A Controladoria Geral da União (CGU) também cumpriu vários mandados de busca e apreensão em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Pará e Amazonas. Além de compras superfaturadas, equipamentos entregues com atraso e outros que não foram nem entregues. O que sem dúvidas pode intensificar o caos na saúde pública quando a prioridade deveria ser exclusivamente salvar vidas.


Compartilhe:

Comentários: