Arraiá do Hiperdia: Atenção Primária à Saúde de Barreiras chama atenção para a prevenção e controle da hipertensão e do diabetes

Durante todo o mês de junho as 49 unidades de saúde de atenção primária de Barreiras ofereceram aos pacientes atendidos pelo Programa Hiperdia, momentos de descontração e muita orientação. A ação uniu as comemorações do Dia Nacional do Diabetes (26), com as do São João e em ritmo de forró e festejos juninos, chamou a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção e controle da hipertensão arterial e do diabetes.

Nas unidades de saúde foram oferecidas salas de espera com orientações sobre alimentação adequada, prática de atividades físicas e a importância de fazer o acompanhamento para controlar o diabetes e a hipertensão. Rodas de conversa e palestras fizeram parte da proposta junto aos pacientes assistidos. Houve unidades que além de informação, promoveram dança de quadrilhas e a oferta de comidas típicas do período junino.

“Todos os diabéticos e hipertensos assistidos nas unidades de saúde foram convidados para participar destas ações realizadas pelas equipes do Programa Hiperdia. A programação se encerra na próxima sexta-feira, dia 30, e busca, principalmente, promover a integração entre os pacientes e os profissionais, além, é claro, chamar a atenção sobre a importância do tratamento contínuo no controle das duas doenças”, destaca o coordenador da Atenção Básica, Ari Donizeti Alves Júnior.

O Programa Hiperdia, que tem o objetivo de diagnosticar e prevenir as doenças, proporcionando um acompanhamento e controle de diabéticos e hipertensos. O programa promove ações relativas à prevenção de riscos, monitoramento de agravos e educação em saúde. Além disso, também oferece consultas periódicas com clínico geral, e acompanhamento com odontólogo e enfermeiro.


Compartilhe:

Comentários: