Barreiras é certificada pelo Ministério da Saúde com os Selos Prata e Bronze, pelas boas práticas na eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis

O investimento na saúde e o cuidado com as pessoas acaba de conferir mais um destaque nacional à Capital do Oeste. Na última sexta-feira (8), Barreiras foi certificada com os selos de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis, entregues pelo Ministério da Saúde, em ato solene realizado na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília. O evento reuniu quatro estados e 73 municípios brasileiros.

O município de Barreiras, representado pela secretária municipal, Jamile Rodrigues e a assessora, Maria Messias, alcançou o selo duplo, sendo o Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical de HIV, e o Selo Bronze na eliminação vertical de Sífilis. Essas boas práticas desenvolvidas pela vigilância em saúde foram avaliadas por uma equipe do Ministério da Saúde através de uma visita técnica realizada em outubro deste ano. Na oportunidade, foram feitas análises dos dados nos diversos equipamentos públicos municipais, como no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), Vigilância Epidemiológica, Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Unidades da Atenção Primária à Saúde e no Hospital do Oeste.

Dentre os critérios analisados para receber o Selo Prata, verificou-se os indicadores relativos aos anos 2020 e 2021, avaliando a incidência de Sífilis Congênita, de infecção pelo HIV em crianças, taxa de transmissão vertical de HIV, consultas de pré-natal, testes de HIV e/ou Sífilis durante o pré-natal, uso de tratamento antirretroviral e o tratamento adequado para a gestante e o bebê no pós-parto. Conforme informações do Ministério da Saúde, a eliminação da transmissão vertical de doenças infecciosas pode ser evitada desde que todos os testes e cuidados sejam realizados criteriosamente durante o pré-natal. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), são fornecidos à população insumos para essa prevenção com diagnóstico e tratamento, como preservativos, testes rápidos e laboratoriais, fórmula láctea, antibióticos e antirretrovirais.

Para a secretária municipal de saúde, a conquista do selo duplo é o respaldo de um trabalho realizado em equipe e de maneira integrada, demonstrando esse cuidado permanente da gestão que tem o cuidado com as pessoas como prioridade. Neste final de 2023, Barreiras já alcançou a meta de 91,02% (out/2023) de cobertura na rede básica de saúde, com 49 unidades funcionando, sendo 42 na sede e 7 na zona rural.

“É com muita alegria que recebemos essa certificação pelas boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis, o que atesta o empenho da gestão municipal no cuidado com as pessoas em nosso município. Esse é o resultado de um trabalho coletivo que envolve toda a equipe da Secretaria de Saúde, que trabalha de maneira comprometida para alcançar esse resultado. A saúde de Barreiras tem recebido um cuidado especial na gestão do prefeito Zito Barbosa, que com muita sensibilidade tem investido continuamente em estrutura, equipamentos, insumos e pessoal para ofertar serviços cada vez melhores a população seja na sede como na zona rural”, pontuou.

Ainda segundo a secretaria, “a eliminação da transmissão vertical do HIV, Sífilis e de outras doenças infecciosas, tem início com a prevenção, é justamente na Atenção Básica que tudo começa. Agradeço imensamente o trabalho desenvolvido por cada equipe, essa conquista é de todos nós que atuamos com responsabilidade e comprometimento por uma saúde resolutiva e de qualidade”, finalizou Jamile Rodrigues.


Compartilhe:

Comentários: