Barreiras sedia II Reunião Intersetorial de Secretários Municipais de Assistência Social para discutir e avaliar pautas de políticas públicas para Bacia do Rio Grande

Mais uma vez, os secretários municipais de Assistência Social da Bacia do Rio Grande estiveram reunidos na Capital do Oeste, para discutir pautas e articulação de políticas públicas que envolvem os 14 municípios que compõem o território. A II Reunião Intersetorial Organizativa é iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, e aconteceu nesta quinta-feira, 6, no auditório da Aiba, com a presença de secretários municipais, gestores e conselheiros de direitos.

A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras e articuladora territorial da política de assistência social da Bacia do Rio Grande, Dicíola Baqueiro, recepcionou os convidados abrindo a reunião citando a importância de pactuação interinstitucionais para ampliação da socioassistência na Bacia. “Interação, convívio e compartilhar as singularidades de cada município, tudo isso faz parte do nosso trabalho de articular ações para os 14 municípios da Bacia do Rio Grande. Agradeço a presença de cada um, que conjuntamente tem a perspectiva de ampliar o processo coletivo de proposições sociais”, disse Diciola.

O primeiro encontro aconteceu no dia 7 de junho, convocando os municípios a pensarem sobre as ações desenvolvidas em suas áreas de abrangência, e principalmente para iniciar as discussões sobre as eleições unificadas dos Conselhos Tutelares e a criação do Fórum Territorial de Gestores de Assistência Social. O presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, Anderson Barbosa, explicou as tratativas em torno das eleições dos conselheiros tutelares, que ocorrem em outubro.

“Estamos acompanhando junto ao Tribunal Eleitoral todas as informações sobre as urnas e processo eleitoral nos municípios. E logo após as eleições, teremos à disposição o curso preparatório para formação dos Conselheiros com carga horária de 40 horas”, destacou Anderson Barbosa.

A assembleia para criação do Fórum Territorial de Gestores da Política de Assistência Social também foi um dos focos do debate. A secretária Diciola informou que o mote central da proposta é ampliar o diálogo, a troca de experiências e boas práticas entre os municípios, com objetivo de aprimorar a política de direitos socioassistenciais. “Temos a visão, que ninguém está à frente, mas sim caminhando lado a lado. Então, precisamos ter o Fórum Territorial da Bacia do Rio Grande, para juntos buscarmos ações de enfrentamento em questões estratégicas, ou seja, projetos coletivos que minimizem os impactos da vulnerabilidade social nos municípios”, reforçou Diciola.

Finalizando a reunião, a assistente social e especialista em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, Márcia Figueiredo Santos, ainda apresentou o painel sobre “Sistema Único de Assistência Social/SUAS e Sistema de Justiça: desafios para atuação integrada”. A próxima reunião está agendada para o dia 10 de agosto com a participação dos municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Cotegipe, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Riachão das Neves, Luís Eduardo Magalhães, Catolândia, Angical, Buritirama, Cristópolis e São Desidério.


Compartilhe:

Comentários: