Barreiras: UPA do bairro Santa Luzia já está em funcionamento

O equipamento público inaugurado em julho entrou em funcionamento a partir desta segunda, 01 de outubro

FOTOS CHEILLA GOBI

Cheilla Gobi

Já está em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Clarice Borges, do Bairro Santa Luzia, em Barreiras no Oeste baiano. No local, são oferecidos serviços de urgência e emergência em uma estrutura com médicos, enfermeiros e profissionais. O equipamento público conta com 19 leitos, sendo três localizados na sala de urgência, para pacientes em estado grave, dois de isolamento para os que acaso apresentarem algum tipo de doença infectocontagiosa, dez leitos de observação para adulto e quatro de pediatra.

A prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde do município em parceria com governo do estado da Bahia apresentou nesta segunda-feira, 01/10 a equipe de profissionais contratada para atender a comunidade na nova unidade de saúde. A obra perdurou por oito anos, devido às pausas por inúmeras vezes devido a problemas burocráticos. A unidade tinha sido inaugurada pelo Governo do Estado no dia 5 de julho, mas entregue somente agora.

O ato de abertura da UPA contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do estado, Ademir Barbosa, a secretária de Saúde de Barreiras Marizete Bastos, a Magnifica Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia Iracema Veloso, o diretor do Centro das Ciências Biológicas da Saúde da UFOB Rafael Simões, o pároco da Catedral São João Batista Vernesson Francisco, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gilvan dos Santos, a coordenadora da UPA Jamile Rodrigues, o diretor médico da UPA o Dr. Lancaster Monteiro Diniz, a equipe contratada, vereadores e secretários de governo.

A UPA é municipal e qualquer pessoa pode procurar os serviços de saúde. Cerca de duzentos funcionários foram contratados, entre médicos, enfermeiros, técnicos, serviços gerais e segurança.   A previsão é que vinte e cinco profissionais estejam na escala de plantão, diariamente.

Durante o ato de apresentação da equipe da unidade, o prefeito Zito Barbosa agradeceu o empenho da equipe e falou das dificuldades para chegar até aqui. “Em julho, quando o vice-governador inaugurou a UPA eu tive a oportunidade de dizer por telefone que aquele não era o momento para inaugurar a unidade, pois ela ainda não estava pronta, e que só receberíamos a unidade para começara a funcionar de fato, como está acontecendo hoje, que ao sairmos daqui, a equipe já irá permanecer no local para prestar o atendimento à população”, garantiu o gestor.

A secretária de Saúde do município, Marizete também falou do desafio em colocar em funcionamento uma obra tão importante para Barreiras. “Tivemos 60 dias para colocar a UPA em funcionamento, e não foi fácil, foi desafiador, mas graças a Deus deu tudo certo. Para fazer funcionar, o custo não é pequeno, quase 500 mil mês, um recurso que será destinado pelo município para manter o bom atendimento à população”.

A coordenadora da unidade Jamile Rodrigues garante que a equipe está pronta para prestar um bom atendimento. “Hoje realizamos a cerimonia de abertura da unidade, agora estamos prontos para atender a população atendimento qualificado, humanizado, desde urgência emergência, desde uma medicação até o atendimento de um paciente critico”.

O diretor médico da unidade, Lancaster falou que a UPA é uma grande conquista para o município. “Acreditamos que iremos fazer muita coisa boa, principalmente desafogar os serviços das unidades HO e Eurico Dutra. Acreditamos que teremos uma grande demanda de pacientes nesta região, e a nossa equipe já foi orientada, e estamos todos preparados para prestar um bom atendimento a todos”.

 


Compartilhe:

Comentários: