Cachoeira do Acaba Vida: Visita técnica colhe informações para subsidiar construção de projeto arquitetônico e paisagístico

Eleita pela Folha de São Paulo como uma das dez cachoeiras imperdíveis para se visitar no Brasil, a Cachoeira do Acaba Vida, um dos principais cartões postais de Barreiras, é foco de atenção e cuidados constantes por parte da administração municipal. Após criar o Monumento Natural da Cachoeira do Acaba Vida e Unidade de Conservação de Proteção Integral, com o objetivo de preservar o ecossistema na área, agora chegou a vez de organizar o entorno da cachoeira, com a construção do projeto arquitetônico e paisagístico. Todas as intervenções para implantação da infraestrutura turística irão seguir as diretrizes do Plano de Manejo, que está sendo construído pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras.

Para coletar os dados que subsidiarão a construção do projeto, uma equipe da Secretaria de Cultura e Turismo realizou, na quarta-feira (5), uma visita técnica à cachoeira. Todo o ambiente foi fotografado e filmado, as trilhas existentes foram percorridas para identificação dos pontos críticos e que precisam de cuidados na sinalização e acessos. Também foram analisadas quais as espécies de plantas nativas que poderão ser utilizadas no replantio de uma área, dentre outros dados e informações técnicas e que serão fundamentais para assegurar a segurança de frequentadores e a preservação do local.

“O projeto contemplará ainda uma área para estacionamento, instalação de placas educativas e de orientação sobre pontos de banho, trilhas e limpeza. Ainda a instalação de lixeiras, mesas e cadeiras, redários, melhorias na recepção e construção de banheiros, tudo com a utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis”, destaca a arquiteta Daniela Porto que integrou o grupo de trabalho coordenado pela subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno.

“O objetivo da visita foi realizar um mapeamento, para construção do projeto arquitetônico e paisagístico com a requalificação do entorno da cachoeira. Esta proposta será posta em prática, assim que o plano de manejo, que está sendo construído pela Secretaria de Meio Ambiente, estiver finalizado”, destacou  Emília, que contou com a companhia ainda do assessor André Vasco, engenheira Ingra Porto, arquiteta Daniela Pimentel e os subdiretores de Cultura e Turismo Vinícius Melo e Thiago Santos.


Compartilhe:

Comentários: