Câmara Municipal inicia os trabalhos legislativos de 2021 com sessão solene

 

 

A cerimônia foi conduzida pelo presidente Otoniel Teixeira (PSD) e transmitida pelos canais de comunicação da Casa.

Ivana Dias

Os trabalhos do legislativo barreirense iniciaram oficialmente, em Sessão Solene realizada na noite de ontem (2), no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante na Câmara de Vereadores de Barreiras.

O presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Otoniel Teixeira (PSD), conduziu a cerimônia que marcou o início das atividades de 2021, acompanhado da Mesa Diretora da Casa – o vice-presidente, o vereador Hipólito dos Passos de Deus (MDB); o primeiro secretário, o vereador Alcione Rodrigues (DEM) e a segunda secretária, a vereadora Irmã Silma (Republicanos).

Na ocasião, convidou para participar da mesa o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, o vice-prefeito Emerson Cardoso, a Tenente da Polícia Militar, Nina Santos e com os 19 vereadores presentes, Otoniel Teixeira fez os agradecimentos e em seguida falou sobre as expectativas para o ano de 2021 no Legislativo.

“Hoje estamos dando o primeiro passo nesta sessão solene e durante os próximos dois anos quando estaremos à frente desta presidência e vamos lutar com fé e com justiça para que essa Casa tenha maior transparência possível nos seus atos, para que não exista dúvida de licitude e comprometimento com o povo de Barreiras”, disse o presidente da Casa Otoniel Teixeira, que  pontuou ainda, sobre o crescimento de Barreiras.

“Barreiras é exemplo para o Brasil e esse crescimento passa pela gestão de Zito Barbosa com o apoio de Câmara Municipal de Vereadores. Nós vereadores não podemos deixar de ajudar o município nesse processo de crescimento e de desenvolvimento. Em breve grandes redes irão se instalar aqui beneficiando o município e a região Oeste, pois Barreiras é e permaneceu ainda mais, a Capital do Oeste e ganhou importância nacional”, pontuou.

Na tribuna o prefeito Zito Barbosa (DEM), ressaltou “que a harmonia entre os poderes tem sido fundamental importância para os resultados alcançados nos últimos quatro anos” e apresentou o planejamento e as propostas do Poder Executivo de Barreiras para o ano 2021.

O gestor destacou “o compromisso de continuar o trabalho com a realização de ações estruturantes capaz de transformar Barreiras em uma cidade inteligente, sustentável e humana, com a implantação do projeto para a solução do tratamento de resíduos sólidos, projeto de mobilidade urbana, desenvolvimento de ações que possibilitem a implantação de projetos de inovação tecnológica, projeto para construção do Hospital Municipal de Barreiras, transformação do Parque Engenheiro Geraldo Rocha no Parque da Cidade, entre outros”, concluiu.

A convidada, Ten. Nina Santos, Comandante da Ronda Maria da Penha de Barreiras, falou sobre a violência contra as mulheres explanando dados do trabalho na Ronda em 2020, considerado por ela extremamente desafiador, devido ao período da pandemia da Covid-19.

Segundo a Comandante em 2020, o efetivo se manteve com 16 Policiais Militares, 343 mulheres foram assistidas mesmo sem Juiz Titular na 2ª Vara Crime de Barreiras, 1.300 visitas foram realizadas sem o contato direto, até o mês de março 16 palestras foram apresentadas e 12 prisões efetuadas – número maior que a soma das prisões de 2018 e 2019,

“É importante estreitar laços com o Poder Legislativo para garantir o fim da violência contra a mulher. Sabemos que não podemos erradicar a violência contra as mulheres, mas podemos fazer uma luta mais ostensiva no sentido de fazer com que as que passam por esse tipo de situação, tenham como recorrer à rede de Atenção em Situação de Violência, para conseguir sair dessa situação de violência”, pontuou.

Tenente Nina também enalteceu o aumento da presença de vereadoras no Legislativo, “essa representatividade nos espaços de poder é muito importante para nós mulheres, teremos mais possibilidade de lutar pelo fim da violência contra a mulher”, disse.

Durante a Sessão Solene a dupla Martiniano e Anne Rose, integrantes do grupo musical Nau de Papel, realizaram uma apresentação enaltecendo a cultura barreirense.

Em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19 a sessão foi restrita a imprensa e convidados e presando pelo bem-estar da população barreirense a solenidade contará com um público restrito. A sessão foi transmitida simultaneamente pela tela da TV Câmara no canal 40.3, Rádio Câmara 99,1 e nas plataformas digitais da Rede Câmara Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: