Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para toda a população

Os municípios da região Oeste iniciaram a imunização para o público geral e a realização do Dia D.


Ivana Dias

O Ministério da Saúde anunciou no dia 03 de julho, a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade, contemplando assim, cerca de 79 milhões de brasileiros com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan.

Conforme a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, a Bahia é o 9º estado brasileiro com menos vacinados, de um total de 5,1 milhões de doses da vacina Influenza enviadas para a campanha de vacinação, cerca de 2 milhões foram aplicadas, representando apenas 38,6%  do público-alvo.

Na região Oeste da Bahia, as secretarias de saúde já iniciaram a imunização contra Influenza nos postos de saúde dos municípios e até mesmo a realização do Dia D de Vacinação. Em Santa Rita de Cássia o Dia D aconteceu no dia 02 de julho. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu o total de 9.400 doses das quais 6.840 já foram aplicadas e a previsão é de que até a próxima semana seja encerrada.

Em Riachão das Neves o Dia D foi em 07 de julho, quando foram vacinadas 398 pessoas, totalizando 880 doses aplicadas no município; em Catolândia, a imunização contra Influenza totalizou 1.388 doses aplicadas até o momento.

Equipe de Santa Rita na Aldeia Genipapeiro para a imunização contra a Influenza. Foto: Ascom SRC

 

O município de Luís Eduardo Magalhães disponibilizou 14 salas de vacina para a população, o Dia D aconteceu na sexta-feira (09) e imunizou 3.459, totalizando 20.400 munícipes imunizados contra a gripe no município. De acordo com a Secretaria de Saúde a procura pela vacina foi grande nos postos de saúde. “Ficamos felizes pela procura das pessoas. Nesse período em que as temperaturas variam muito, é importante que as pessoas estejam protegidas”, disse a Secretária de Saúde de LEM, Maria Gabriela Botion.

 

Vacinação em Luís Eduardo Magalhães. Foto: Ascom LEM.

De acordo com Ministério da Saúde o objetivo de ampliar o público é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. A equipe técnica enfatiza que é fundamental ficar protegido contra a gripe para reduzir a procura pelos serviços públicos de saúde por sintomas gripais que não sejam referentes à Covid-19 e a possibilidade de sobrecarga.

Até o fechamento da matéria não tivemos retorno sobre os dados do município de Barreiras.

Ordem das vacinas

As campanhas de imunização contra a covid-19 e a gripe acontecem em paralelo e a Sesab informa que é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra influenza e a vacina contra a Covid-19. As pessoas que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou que receberam apenas a primeira dose devem priorizar essa data e, posteriormente, buscar um posto para se vacinar contra gripe.


Compartilhe:

Comentários: