Afro Fashion Day 2020: fashion film exalta beleza negra, moda e empoderamento

Após lançamento, íntegra do programa já gerou 5,7 mil visualizações no Instagram, seguido pelo Facebook (2,2k) e Youtube (2,6k)

 

Os baianos pararam para assistir, na noite da última sexta-feira, 20“Dia da Consciência Negra”, ao lançamento do Fashion Film — Afro Fashion Day 2020. Para quem perdeu a edição ao vivo, a íntegra está disponível nas redes do jornal CORREIO* (Instagram, Facebook e Youtube). Assista ao conteúdo clicando aqui.

Reunindo mais de 5 mil espectadores simultâneos e ultrapassando a marca de 10 mil visualizações no somatório total pós-evento, o público ficou conectado no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter do jornal CORREIO* para assistir ao maior espetáculo de moda negra do país. O programa ao vivo teve como apresentadora da noite a editora-chefe do Jornal CORREIO, Linda Bezerra, que comandou o evento do início ao fim, até a tão esperada aparição do “Fashion Film 2020“.

“(…) O jornal CORREIO* celebra essa data (20) para dar visibilidade ao talento do povo negro. O Afro Fashion Day não é apenas um desfile de moda, é um projeto que transforma vidas, movimenta a economia criativa e mostra marcas baianas”, afirmou Linda Bezerra, durante a transmissão.

Encerrando o 6º ano de atividades do “Afro Fashion Day”, o “dendê” marcou a edição 2020, assinado como tema artístico e cultural pelo produtor de moda Fagner Bispo. Já o curta-metragem (Fashion Film) contou com a captação, desenvolvimento e direção do videomaker Renan Benedito. Embalados pela trilha sonora aos ecos de “dendê” pelo DJ Telefunksoul, o espetáculo reuniu centenas de elogios e comentários nas redes do jornal CORREIO* após a sua exibição.

Para o ano de 2020, o projeto reuniu 31 modelos — sendo 21 de agência, quatro convidados e seis das seletivas do Tik Tok escolhidos pelo público —, além da produção fashion voltada ao dendê por 37 marcas parceiras (31 de roupas e 6 de acessórios). Durante as seis edições do Afro Fashion Day, mais de 200 modelos passaram pelas passarelas da capital, vestindo mais de 60 grifes em cinco anos.

FASHION FILM 2020

Abertura

Nós, negros, não somos só dores e cicatrizes”, foi assim que a anfitriã da noite, Linda Bezerra, estreou a apresentação do Afro Fashion Day 2020, após as saudações iniciais.

Antes do pontapé inicial, o DJ Telefunksoul fazia o esquente com os espectadores do “Afro Fashion Day 2020” — transmitido ao vivo nas redes do jornal CORREIO* — com uma retrospectiva, passando pelo primeiro ano de atividades na Cruz Caída até a chegada do “Fashion Film” em 2020.

No primeiro bloco do programa, Linda Bezerra se uniu ao “scouter” Vivaldo Marques para falar sobre a nova edição. Na visão de Vivaldo, o Afro Fashion Day é uma “ponte” para o encontro de novos talentos do mundo da moda, descobertos em regiões próximas e mais afastadas da capital, como o caso do ex-pescador e modelo estreante do AFD Alesi Falcão. “Aconteceu o que eu não imaginava, o carinho das pessoas na rua, pedidos para tirar foto. Eu estou amando o Afro Fashion Day”, relata.

Além de AlesiLinda trouxe a vivência da modelo Sophia Laura, nascida e criada no bairro da Massaranduba, que estreou no Afro Fashion Day 2019 e conquistou as passarelas internacionais do mundo da moda aos 14 anos. “Conquistar o espaço sendo negra é muito difícil, são oportunidades muito pequenas”, afirmou a modelo durante a transmissão.

Convidados especiais

Encerrado o 1º bloco da programação com um bate-papo entre Linda BezerraVivaldo Marques, Alesi Falcão e Sophia Laura, o programa ainda contou com a participação das jornalistas Gabriela Cruz e Midiã NoelleNajara Black — estilista; Fagner Bispo — produtor de Moda; Telefunksoul — DJ; Renato Carneiro — estilista da Katuka Africanidades; Jorge Gauthier —  coordenador de engajamento e ações digitais do Correio; e os depoimentos dos cozinheiros Tereza Paim, Jô da Bahia, Dadá e Fabricio Lemos a respeito do dendê — tema da edição 2020.

Ao todo, o programa reuniu 15 convidados distribuídos entre 4 blocos, mais a exibição do Fashion Film.

Fashion Film 

Após os três blocos iniciais, o “Fashion Film” deu início às telinhas dos smartphones, computadores e tablets, encantando os espectadores durante 14 minutos de gravação. Começando pelo Parque São Bartolomeu — Plataforma, o curta-metragem misturou as cores do dendê nas vestes, pele e acessórios dos 31 modelos, que desfilam, dançam e mexem com o público durante toda a transmissão.

Ainda explorando as belezas do subúrbio ferroviário da capital, São Tomé de Paripe é a nova direção eleita pelo videomaker Renan Benedito, a fim de mostrar a ancestralidade e a conexão com as águas. Passando pelas ruas e esquinas do Rio Vermelho e, o curta-metragem passa pela Gamboa centralizando as figuras de Fernanda Malu Andrade — mãe e filha que participaram do Afro Fashion Day em feito histórico. O filme encerra seu encanto com a vista do Candeal aos ecos de “dendê”.

Encerramento

Reunidos Linda Bezerra, Jorge Gauthier, Gabriela Cruz, Renato Carneiro, Telefunksoul, Najara Black e Midiã Noelle, o Afro Fashion Day 2020 encerrou com agradecimentos da editora-chefe do jornal CORREIO* aos quase mil telespectadores simultâneos, além de dirigir as honrarias aos estilistas, jornalistas, modelos e toda equipe de produção por trás do AFD.

Esse é um projeto que exalta o talento negro (…) Até 2021 e viva o povo negro! Muito obrigada”, encerrou Linda Bezerra, aos aplausos dos convidados.

Sobre o Afro Fashion Day | Parceiros

Reconhecido como o maior evento de moda negra do Brasil, o AFD é responsável por revelar modelos às passarelas. Engajando marcas regionais, modelos e alçando marcas históricas, como o lançamento do “Fashion Film”, o Afro Fashion Day traz representatividade e empoderamento negro para a moda nacional.

O projeto é uma realização do jornal CORREIO* com patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae, apoio do Shopping Barra, Lagares e Drogaria São Paulo e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador. A transmissão do programa teve apoio do E_Estúdio e ITS Brasil.

Para mais informações sobre o projeto, acesse https://www.correio24horas.com.br/afrofashionday/


Compartilhe:

Comentários: