Divaldo Franco recebe Título de Cidadão Barreirense

A honraria entregue na noite de ontem (04) foi indicação da vereadora Graça Melo (PTB).


Vice-Prefeita Karlúcia Macêdo, o médium Divaldo Franco e a vereadora Graça Melo.

 

 

Texto/Fotos: Ivana Dias

O Título de Cidadão Barreirense foi entregue ao médium Divaldo Franco na noite de ontem (04) em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Barreiras, pela autora da indicação, a vereadora Graça Melo (PTB).

Com o plenário lotado o líder espiritualista baiano foi recepcionado pela musicalidade da Banda 26 de Maio, representantes políticos, da União Espírita de Barreiras – UEB, admiradores e praticantes da doutrina espírita, que prestigiaram a homenagem e assistiram à palestra apresentada por Divaldo.

“Como vereadora, autora da indicação que presta essa homenagem de entrega do Título de Cidadão Barreirense ao professor Divaldo Franco, sinto-me bastante feliz por ter sido induzida, com certeza por Deus, para que esse momento fosse possível de realizar-se”, justificou a vereadora Graça Melo, sobre a sua propositura.

A honraria entregue foi indicação da vereadora Graça Melo.

Dos 92 anos de vida de Divaldo, 73 deles são dedicados ao ideal da divulgação do Espiritismo, o que lhe proporcionou o reconhecimento, de ser um dos maiores médiuns e maior orador espírita da atualidade.

“Muitas vezes fazemos escolhas para essas homenagens em reconhecimento aos serviços prestados a nossa sociedade por pessoas de conduta reconhecidamente merecedora desse título, mas, quase sempre, olhando para os valores materiais que essas pessoas realizam por nossa cidade em suas áreas de atuação”, disse a vereadora Graça, que ressaltou ainda a importância do valor espiritual na vida das pessoas. “Quando busquei fazer a indicação, quis prestar um reconhecimento a uma pessoa que permitisse, com seu exemplo e através das suas obras literárias, uma aproximação maior com Deus”.

O baiano Divaldo Franco já foi homenageado inúmeras vezes, tanto no Brasil como no exterior. Até janeiro de 2012 foi contemplado com 20 comendas, 334 placas de homenagens, 54 medalhas, 49 troféus, 43 moções de congratulações, 187 diplomas e certificados, 12 títulos honoríficos significativos, além do título de Embaixador da Paz no Mundo em 2005. O que não o envaidece em momento algum, assim como na noite de ontem que humildemente agradeceu e transferiu os méritos do Título de Cidadão Barreirense a União Espírita de Barreiras.

Médium baiano Divaldo Franco.

“Quando recebi a notícia fui tomado por grande emoção e ao saber que partiu da edil  Drª. Graça, a minha emoção multiplicou-se por causa do carinho e nobreza da senhora devotada a causa do bem. A homenagem não me cabe e sim aos espíritas corajosos, dos tempos heroicos, que desafiam a intolerância que é muito grande, na semeadura do bem, na fraternidade e na construção de um mundo melhor. Nesse momento gostaria de transferir a homenagem, que reconheço não a merecer, a União Espírita de Barreiras, com carinho e estímulo a bondade no crepúsculo da minha existência”, declarou o médium Divaldo, que foi aplaudido de pé.

 

A Banda 26 de Maio recepcionou Divaldo Franco, na câmara de Vereadores de Barreiras.

Para a representante da UEB a homenagem representa o reconhecimento do trabalho realizado durante todos esses anos. “Esse título é uma forma de reconhecimento à missão pacificadora do nosso querido Divaldo Franco, propósito esse que vem praticando”, afirmou a Eudira Almeida.

Em seguida, Divaldo Franco apresentou a palestra pública “Jesus e Atualidade”, que emocionou o público. “Foi um dia inesquecível para nós cristão-espíritas, pois a presença de Divaldo Franco traz luz e esperança aos nossos dias. Fiquei emocionada em poder estar tão perto de um ser humano que propaga a paz e o amor, me recordei de todos os ensinamentos aprendidos através dos livros e palestras e não pude conter as lágrimas. Certamente Divaldo merece todas as homenagens que recebe pelo mundo. Foi uma noite em que nos lembramos dos ensinamentos do Cristo Jesus, que possamos amar sem medidas!”, disse a advogada Karoline Kedma.


Compartilhe:

Comentários: