Como ter um caderno organizado?

Seja na escola, na faculdade, pós-graduação ou em qualquer outro curso, ter um caderno organizado é muito importante para o estudo. Utilizar canetas coloridas, lápis de cor e outros materiais escolares podem ajudar nas anotações!

Cada pessoa tem um jeito de anotar e de se organizar

Antes de começar a dar dicas, é válido dizer que cada pessoa terá um jeito melhor de anotar e de se organizar. Uma pessoa pode utilizar apenas uma caneta e entender suas anotações, sendo a maneira que a pessoa acredita que dá mais certo para ela.

Outro estudante precisa de marca texto para grifar as anotações mais importantes, enquanto a sua colega só escreve com lápis grafite. Por isso, não há um certo e errado no jeito de anotar!

Vamos dar algumas dicas para você que está se perdendo nas anotações e quer deixar o seu caderno mais organizado! Mas atenção, nem todas as dicas podem ser eficientes para você!

Divida as matérias no caderno

Se você está na escola, a quantidade de matérias é grande. Na faculdade, costuma diminuir. No entanto, quando você tem mais de uma matéria, é preciso dividir as folhas do caderno para não ficar confuso!

Você pode usar marcadores de página ou divisórias para deixar claro a divisão entre as matérias.

Use canetas coloridas

Uma dica básica, mas bastante utilizada pelos estudantes é usar canetas esferográficas coloridas. Hoje em dia, há diferentes marcas e modelos no mercado, compre o kit de canetas coloridas que você desejar!

Você pode utilizá-las para escrever títulos e subtítulos, escrever informações mais importantes, destacar o que foi dito pelo professor e quais são as suas anotações extras, entre outros.

As canetas brush pen estão fazendo sucesso entre os estudantes. São os instrumentos do famoso lettering, uma incrível caligrafia que deixará o seu caderno digno de fotos no instagram!

Mas se você não tem tempo para deixar o seu caderno tão perfeito assim, basta ter algumas cores diferentes no estojo! Os lápis de cor 12 cores também são ótimos para dar uma colorida em algumas partes das folhas.

Escreva em tópicos

Escrever em tópicos é uma forma de deixar as anotações mais organizadas e fáceis de utilizar para o estudo. Reforçando o que foi dito anteriormente, você pode escrever o nome dos tópicos em cores diferentes do resto do texto.

Faça mapa mentais

Tem algumas matérias tão complexas, que é preciso desenhar para tentar entender melhor, não é? Ao invés de escrever páginas e páginas com informações confusas, faça um mapa mental.

Use giz de cera, lápis coloridos, caneta posca ou o que tiver na sua casa para dar um visual diferente e chamativo para a sua imagem. Parece um mero detalhe, mas as cores tornam o estudo mais prazeroso e fácil de entender!

Teste nossas dicas e descubra o que funciona para você!


Compartilhe:

Comentários: