Educação de Formosa realiza maior mostra histórico-cultural do Oeste da Bahia


Uma das referências na Educação do Oeste da Bahia, segundo profissionais da área da região, Formosa do Rio Preto promoveu mais uma ação inédita, nesta quinta-feira (14/11). Por meio de material produzido, exposto e apresentado por estudantes, professores, funcionários, gestores das escolas e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a história e cultura do município foram retratadas levando o público a se emocionar e a se encantar com tanto talento e riquezas demonstradas. O evento de socialização da 1ª Edição do Projeto de Leitura “Formoso é o Rio que Flui por Múltiplas Leituras” da Rede Municipal de Ensino foi sucesso de público e de avaliação, pela proporção do número de participantes – mais 4 mil alunos e de 30 escolas envolvidas – e grandiosidade, pode ser considerado o maior evento deste tipo no Oeste baiano.
O prefeito do município, Dr. Termosires Neto, visitou os estandes e prestigiou as apresentações, com a primeira-dama e secretária de Políticas Estratégicas, Ronúbia Setúbal. Também estiveram presentes os vereadores Manuela, Netinho, Maria Rosita, os professores doutores da Ufob, Anderson Dantas e Édimo Fernandes, a presidente da APLB – Sindicato, Maria Janete Bispo, o presidente da Associação de Pastores – APLF, Carlos Ronayr, a presidente da Academia de Letras de Formosa do Rio Preto – Alef e coordenadora pedagógica geral do município, Maria Augusta Serpa, e a presidente da Associação Pró-Cultura e vice-presidente da Alef, Almerice Rodrigues.

O Projeto deu voz e visibilidade para todas as modalidades de ensino, incluindo um grande destaque para as escolas do campo e Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pela primeira vez, os alunos dos Gerais do Rio Preto se apresentaram em evento na cidade e foram uma das atrações mais aplaudidas e elogiadas. “Promoção de arte e cultura inclusiva, abraçando as diversidades, é uma das marcas da atual gestão de Formosa”, enfatizou o prefeito.
De acordo com Dr. Termosires ainda, “é muito gratificante ver essas crianças e adolescentes conhecendo a nossa história e cultura, que é o que nos fez chegar até aqui e nos dá bases para construir um futuro cada vez melhor para nossa gente. Parabéns a todos os envolvidos neste importante resgate, homenagem e valorização daquilo que temos de mais precioso e que nos dá identidade de um povo formoso, forte e trabalhador”, disse.
“Só temos a agradecer a cada um e a todos das equipes das nossas escolas e da Secretaria Municipal pelo empenho e dedicação na construção do que foi uma grande feira de cultura, história, arte e educação. Foi tudo lindo e grandioso, como o é a nossa Rede de Ensino, Formosa do Rio Preto e nosso povo”, complementou a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Oliveira.
O professor Anderson Dantas elogiou o evento, parabenizou aos organizadores e ressaltou a importância dos investimentos em Educação e Cultura, incentivando a realização da segunda edição desse Projeto de Leitura em 2020. Destacou também que, na visitação aos estandes, aprendeu mais do que em dois anos na Ufob, em relação às riquezas e belezas do Cerrado baiano.
Fotos: Divulgação/Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto


Compartilhe:

Comentários: