Equipes do Centro de Controle de Zoonoses são capacitadas sobre prevenção e controle de escorpiões

A chegada da primavera e do verão, estações mais quentes do ano, intensifica os casos de aparecimento de escorpiões nas residências, pois apesar de se reproduzirem durante todo o ano, é neste período que eles buscam ambientes mais frescos e úmidos para se acomodar. Diante deste cenário e buscando oferecer informações seguras e eficazes à população em situações da presença do animal, o Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras reuniu agentes comunitários e de endemias para uma capacitação sobre reconhecimento e abordagens eficazes na prevenção e controle de escorpiões.

Repassadas pela coordenadora do Zoonoses, Andréa Manheze, as informações integram um planejamento construído entre o CIATox-BA, a Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Em um primeiro momento as orientações foram transmitidas aos representantes das prefeituras e agora, são repassadas às equipes de trabalho de cada município.

“Este treinamento teve como objetivo, qualificar os profissionais para orientar a população sobre as medidas preventivas e quais cuidados devem ser tomados caso encontrem o animal. É fundamental que as pessoas saibam como agir na presença de um escorpião e também adotem medidas como manter o ambiente limpo, evitar o acúmulo de entulhos e restos de material para não procriar baratas, cupins e aranhas que são alimentos dos escorpiões. Então este é o papel os agentes, transmitir estas informações e as condutas mais adequadas a serem seguidas”, destacou Andrea Manheze.


Compartilhe:

Comentários: