Estudantes do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus realizam Exposição de “Arte com Chá” estimulando a valorização dos artistas da terra

Arte, ciência, biodiversidade e muita alegria marcaram a quarta-feira, 18, dos estudantes do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, que movimentaram a quadra poliesportiva para promoverem a Exposição de Arte com Chá. Realizada pela Secretaria de Educação, por meio da Gestão Escolar e Coordenação de Ciências do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, a exposição homenageou artistas da terra, estimulou a pesquisa e o uso de ervas aromáticas, medicinais e frutas do cerrado.

Com estrutura de barracas, todos os estudantes do 9º ano do matutino e vespertino deram uma verdadeira aula sobre as pesquisas relacionadas às especiarias. Prepararam chás, bolos, brigadeiros, doces caseiros e apresentaram as ervas aromáticas aos visitantes, detalhando as indicações de consumo e também as contra indicações. A estudante Aline, preparou um bolo de capim santo e estava entusiasmada com os elogios.

“Durante toda semana fizemos pesquisas sobre os benefícios do capim santo, e também as contraindicações do consumo excessivo. Foi um grande aprendizado, e assim decidimos preparar o bolo e o chá, que tem recebido muitos elogios. Vou preparar mais e quem sabe até vender para amigos”, disse a jovem sorridente.

O projeto dos chás e pesquisa das ervas foi coordenado pelo professor de Ciências, Airon Pinto, que acompanhou as apresentações dos estudantes durante a degustação do público. “Além de estimular o consumo de chás benéficos para saúde, essa pesquisa está ligada a biodiversidade do cerrado, empreendedorismo e despertar nesses jovens o gosto pela pesquisa científica, sempre lembrando que discutimos em sala de aula, as indicações e contraindicações das ervas”, explica o professor.

A Exposição Arte com Chá faz referência principalmente a arte e obras dos artistas de Barreiras e região. Os estudantes fizeram a releitura de pinturas, esculturas e elementos textuais, que mostraram as influências dos artistas Randesmar, Cordeiro, Cris Dias, Igor Arantes, Igor Belchior e Eduardo Lima. Em cada espaço, os estudantes explicaram sobre a história, envolvimento e nuance artístico de cada produção. O artista plástico Cordeiro esteve visitando a exposição e ficou emocionado com a homenagem, evidenciando a identidade barreirense em todas suas obras.

A diretora Iliege Viana explicou que nesta edição da exposição foram homenageados os seis artistas, e incentivando principalmente o protagonismo juvenil. “Realizamos essa exposição, homenageando nossos artistas regionais, porque entendemos a importância da valorização da prata da casa. Temos aqui releituras dos estudantes, que puderam conhecer a biografia, as influências e todo amor que cada artista traz em suas produções. Agradeço todo empenho dos professores, coordenadores pedagógicos e principalmente dos estudantes do 9º ano, que foram os protagonistas da exposição”, destacou a diretora Iliege.

Durante a exposição, os talentos musicais juvenis também foram destaques com apresentações de bandas, voz e violão.


Compartilhe:

Comentários: