Exposição Retratos da Terra apresenta arte pautada na cultura rural de Barreiras

Nessa mostra o público irá apreciar belas imagens do ciclo do alimento desde o seu cultivo até o seu uso no comércio.


Ivana Dias

Com um novo olhar sobre o mundo que os rodeia, 20 jovens de Barreiras tiveram a oportunidade de expressar a sua percepção por meio da fotografia e compor sua arte pautada na cultura rural.

Os registros desse trabalho estão na exposição fotográfica Retratos da Terra que acontece até o dia 10 de abril das 08h30 às 18h, na Biblioteca Municipal Folk Rocha, em Barreiras. Nessa mostra o público irá apreciar belas imagens do ciclo do alimento desde o seu cultivo até o seu uso no comércio, com ênfase também no protagonismo social.

Os jovens participantes do projeto são alunos do Centro Técnico de Educação Profissional – CETEP e da Fazenda Modelo Paulo Mizote. Em 2021 eles foram preparados nas oficinas teóricas e práticas pela curadora Karina Bacci e pelo fotográfo Yuri Fagner.

 

“Foi uma escolha do Rabobank, realizamos primeiramente a oficina e fizemos as saídas fotográficas, bate papo com os alunos das instituições convidadas, depois realizei uma curadoria com esse trabalho todo e deu o resultado dessa exposição que conta um pouco da riqueza da vida rural de Barreiras. Trabalhamos com a linguagem fotográfica e nos comunicamos por ela socialmente. É um momento importante para refletir e saber como podemos produzir imagem comunicativa, como estabelecer esse diálogo visual”, pontuou Karina Bacci.

Ana Paula de Macêdo Barrêto, aluna da Fazenda Modelo, orgulhosa com o resultado dos seus registros .

 

A jovem Ana Paula Barreto é aluna da Fazenda Modelo, ela destaca em sua experiência uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Foi minha primeira experiência com fotografia, o curso foi uma chance de aprimorar o olhar crítico. Visitamos a Fazenda Modelo, o CETEP, lugares onde tem plantação de pitaya, uva, cacau e a feira livre, para tirar fotos do processo final. Percebi que quase todo lugar dá uma boa foto dependendo do ângulo, da visão e da luz, que foi o que trabalhamos muito nessas fotos”.

O fotógrafo barreirense Yuri Fagner garante ter se identificado com o Projeto Retrato da Terra e que a essa parceria foi muito positiva para a sua carreira. “Essa parceria aconteceu após eu ter conhecido mais sobre o projeto e ter me identificado com ele. Foi uma experiência incrível, pude compartilhar conhecimento e agregar na vida de futuros fotógrafos. Essa oportunidade de trabalho representa confiança, credibilidade e oportunidade”, disse o fotógrafo que destacou ainda, sobre o processo de criação.

Fotógrafo barreirense Yuri Fagner.

“O processo de criação foi baseado no tema escolhido para Barreiras. A partir disso comecei a idealizar o registro das fotos para mostrar o alimento da melhor maneira, o melhor ângulo e a melhorar composição. Durante os quatro dias de produções fotográficas foram registradas muitas fotos lindas mostrando o quanto nossa região é forte no ramo alimentício”, concluiu.

O Projeto Retratos da Terra é uma realização da Agência Elo 3, com patrocínio do Rabobank , Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura de Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: