“Fiz muito por Barreiras e quero fazer mais” diz Antônio Henrique em entrevista  

 

03-missa-no-arraial-da-penha

Da esquerda para Direita Antonio Henrique e Moisés, prefeito e vice, respectivamente.

Faltando apenas 09 (nove) dias para as Eleições Municipais, o Jornal Gazeta do Oeste inicia uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Barreiras. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município tem 94,6 mil eleitores, sendo que a população local é formada por mais de 153 mil pessoas.

O objetivo é apresentar ao barreirense quem são e o que pensam os políticos que almejam administrar a cidade, em especial os que exercitarão o direito/dever de votar em outubro próximo, uma condição de analisar mais profundamente as propostas e promessas de cada um dos três postulantes ao Paço Municipal.

Todos os três candidatos que disputam as Eleições 2016 em Barreiras foram convidados a participar, entretanto, apenas o candidato Antônio Henrique da Coligação “Pra Barreiras Seguir em Frente”, devolveu a pauta com as devidas respostas.  O espaço permanece aberto aos demais candidatos.

Antônio Henrique de Souza Moreira, 71 anos, disputa a reeleição para o cargo de prefeito pelo Partido Progressista (PP). O vice na chapa é Moiséis Almeida Schmidt, do Partido da República (PR). Eles integram a coligação  “ Pra Barreiras Seguir em Frente”,  que é formada pelos partidos: PP, PR, PT, PSL, PSDC, PTC, PC do B, PPL e PRP.

Durante a entrevista, o candidato falou do porquê de disputar à reeleição em Barreiras; expôs o que o diferencia dos demais candidatos; falou ainda sobre como planeja realizar os investimentos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, cultura, lazer e geração de emprego e renda e, por fim destacou sua visão de uma boa administração. Confira!

Entrevista

antonio-henrique

Jornal Gazeta do Oeste Na eleição passada, o senhor falava que não seria candidato à reeleição, e que prepararia alguém para fazer a sua sucessão. Quais foram os motivos que o levaram a concorrer à Prefeitura de Barreiras novamente?

Antônio Henrique Tenho uma história de serviços prestados à população de Barreiras.  Quando assumi a Prefeitura para o 3o mandato, iniciado em 2013, já na transição do governo percebi que o estrago deixado pela administração anterior era muito maior do que imaginávamos.  Recebemos a Prefeitura sucateada, com todos os serviços paralisados e o município com graves problemas financeiros.  Não sou homem de fugir da minha responsabilidade. Eu me senti na obrigação de arrumar a Prefeitura. Quero deixar a casa arrumada, para que os futuros gestores tenham condição de trabalhar, o que não tive nesse mandato.  Mas não sou homem de desistir.

Só quem já administrou uma cidade complexa, como é o caso de Barreiras, sabe que quando a Prefeitura fica negativada gasta-se um longo tempo para que o município volte a receber recursos.  Estamos conseguindo, com muito trabalho, regularizar as pendências da administração anterior. Os recursos estão chegando, mas precisamos de mais tempo para realizar e finalizar as obras planejadas para Barreiras.

JGO- Sendo prefeito por três vezes e caminhando para o quarto mandato, o que o diferencia dos demais candidatos?

AH- A minha experiência administrativa. Fiz muito por Barreiras e quero fazer mais. Quero concluir as obras e  fazer outras obras que a cidade precisa. Quero encerrar minha carreira política deixando a cidade com toda a infraestrutura concluída, especialmente a parte de macro e micro drenagem e a pavimentação das ruas. E também meu compromisso de verdade com Barreiras e com a população. Em muitas oportunidades e diante de situações graves sempre lutei para defender Barreiras e agora a situação não é diferente.

JGODas promessas da campanha passada, o que o senhor não conseguiu executar?

AH- Nenhum gestor conseguiria realizar suas promessas com uma Prefeitura sucateada como estava a de Barreiras.  As promessas que fiz são viáveis. Mais que isso. São necessárias e urgentes para os moradores de Barreiras.  Os pontos de ônibus são equipamentos necessários. Estamos investindo nessa área com recurso da Prefeitura, para oferecer mais conforto aos moradores de Barreiras que usam o transporte coletivo.

JGO- Quais foram os impedimentos?

AH- Projetos que envolvem grandes obras não podem ser realizados apenas com recursos da Prefeitura.  Recebemos recursos federais e do governo do Estado, mas muitos projetos também de empresas que investem nos projetos e depois passam a explorar por um determinado tempo aquele serviço. A burocracia que envolve esses projetos é enorme, pois a Prefeitura trabalha de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas e as empresas querem o mínimo de segurança para investir em obras públicas. Tudo isso leva tempo e exige muita paciência do gestor público. Mas o povo, que precisa do serviço, tem pressa. O tempo da burocracia é muito maior do que a urgência da população.  Esse tempo é mais longo quando se herda uma herança maldita, uma Prefeitura completamente sucateada como estava a de Barreiras quando comecei minha atual gestão.

JGO- Qual a sua visão de uma boa administração?

AH- Tocar obras.  Eu gosto de acordar cedo, de visitar as obras nos bairro, falar com os moradores.  Barreiras ainda precisa de muita obra pra melhorar a qualidade de vida, para resolver os problemas mais graves como as enchentes, falta de esgotamento sanitário, mais iluminação, saúde e educação. Estamos investindo primeiro na infraestrutura, levando drenagem e asfalto para todos os bairros. Mas sabemos que precisamos trabalhar muito ainda para conseguir finalizar essas obras e começar outras que também são urgentes.  Tudo isso significa melhorar a vida das pessoas, cuidar bem da população. Esta é a razão de todo o nosso trabalho.

JGO- Quais as ações imediatas que pretende realizar se for releito prefeito de Barreiras?

AH- O início da próxima gestão será diferente dessa, pois estaremos com as pendências da Prefeitura regularizadas. Com a casa arrumada, vamos tocar as obras. Terminar tudo que está em andamento e retomar os projetos que não pudemos fazer por que a administração anterior não teve responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Ainda nessa gestão, vamos conseguir que os recursos já autorizados para Barreiras sejam liberados. Temos muito trabalho pela frente e caso seja reeleito, aí sim, poderei entregar a Prefeitura com a consciência tranquila de que cumpri minha obrigação como cidadão e administrador público.  Quero encerrar minha carreira política entregando a população de Barreiras tudo o que prometi.  E ajudando a promover uma nova geração de políticos e administradores com capacidade, disposição e compromisso para garantir cada vez mais para Barreiras o papel de capital do oeste.

JGO- Diante da crise financeira que atinge os municípios, como planeja realizar os investimentos necessários nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, cultura, lazer e geração de emprego e renda?

AH- O planejamento do nosso próximo mandato está sendo feito de forma muito criteriosa, sob o ponto de vista técnico. Estamos entregando à Câmara de Vereadores nosso Plano de Desenvolvimento Urbano para apreciação e aprovação dos vereadores. Este plano é uma atualização do primeiro Plano de Desenvolvimento Irbano que fizemos em nosso segundo mandato, em 2004. Mas as prioridades serão determinadas a partir das demandas que recebemos de cada setor da sociedade e dos recursos que estarão disponíveis para atender essas demandas.  Os serviços básicos como saúde , educação, geração de empregos e renda, segurança são demandas que nunca acabam. Ainda mais em Barreiras, que é o município pólo de uma região que ainda é muito carente na oferta de serviços públicos.  Quanto mais melhoramos os serviços de saúde aqui, mais cresce a procura de moradores dos municípios vizinhos pela saúde em Barreiras. É normal que seja assim, pois as pessoas precisam e merecem ser bem atendidas, mas essa procura se torna um problema muito grande para a Prefeitura pois,  muitas vezes, a qualidade no atendimento aos moradores de Barreiras fica comprometido.

JGO- Brevemente, cite suas principais propostas nesta campanha;

AH- A minha proposta principal é prosseguir o trabalho, terminar tudo que começamos. Não vou deixar nada pela metade. Temos muitas obras iniciadas em todos os bairros da cidade, especialmente a infraestrutura, como  macro e micro drenagem e a pavimentação das ruas. Com a crise que vivemos hoje no Brasil, os recursos estão escassos. Por isso é preciso concentrar nas obras iniciadas para que sejam concluídas e, assim, conseguirmos novos financiamentos para investir em outras obras.

Temos bairros na cidade precisam de alguma interferência imediata da Prefeitura, para que os problemas não se agravem e fiquem mais difíceis de serem resolvidos. Vamos ampliar o programa de iluminação pública, por exemplo, pois ruas iluminadas diminuem a violência.  Melhorar as escolas, usando como padrão o Sagrado Coração, que é um colégio que atende a quase mil alunos, com uma estrutura física confortável e qualidade no ensino.  Vamos continuar trabalhando para garantir que os serviços básicos como saúde, educação, limpeza urbana, transporte sejam ampliados,  com qualidade.

Quero também voltar a apoiar os festejos populares.  O Carnaval e o São João são dois eventos que gosto muito. É da minha natureza trabalhar,  mas também gosto de festejar. Gente feliz produz mais e eventos tradicionais geram empregos e renda.  Vamos firmar parcerias para que o calendário cultural da nossa cidade volte a ser regular.

A prática de esportes é outra área que quero investir e estimular. Reformamos todas as quadras  da cidade e construímos algumas. Estamos concluindo as obras do Ginásio de Esportes Baltazarino Andrade e do Centro Esportivo de Barreirinhas. Esses equipamentos são fundamentais para que possamos atrair grandes eventos esportivos para a cidade. Mas é preciso fazer muito mais. Esporte faz bem pra saúde da população de todas as idades e também gera renda e empregos. O município de Barreiras tem um grande potencial na área de esportes radicais. Vamos buscar parceiros para que Barreiras se destaque também como pólo esportivo da região Oeste.

Outra proposta importante é a de transformar o hospital Eurico Dutra em Hospital Universitário.  Essa iniciativa vai solidificar Barreiras como um dos maiores centros educacionais do Estado da Bahia. Várias cidades do mundo se desenvolveram a partir das suas universidades e queremos o mesmo para nosso município. A transformação do Eurico Dutra em hospital universitário é um passo importante nessa direção. Há muito o que fazer e as propostas para o próximo mandato, se essa for a vontade da população, serão apresentada no inicio do próximo ano.

JGO- Deixe as considerações que julgares necessárias.

AH- Quero encerrar minha carreira política depois que terminar as obras que comecei e de realizar novas obras que vão fortalecer Barreiras como município modelo do oeste da Bahia. Uma cidade referência na educação, esportes, saúde e na cultura.  Eu posso e quero continuar trabalhando para conquistarmos, juntos, essa condição de destaque para Barreiras e de todos os barreirenses.       

 


Compartilhe:

Comentários: