Luz, Câmera e Ação: 2º Multishow das Escolas Multisseriadas de Barreiras retrata a magia, o encanto e a emoção do cinema

O cinema tem o papel fundamental no processo de desenvolvimento da comunicação e na formação da personalidade de crianças e jovens. Nesta quarta-feira (1º), as escolas multisseriadas de Barreiras retrataram esse universo mágico e de encanto nas apresentações do 2º Multishow que trouxe para o palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho o tema “Nas trilhas do cinema”.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, essa segunda edição teve como principal objetivo proporcionar aos alunos do campo as vivências integrais da arte, com incentivo à criatividade, descobertas de talentos, valorização da produção e o movimento cultural através do protagonismo infanto-juvenil. Todo esse potencial artístico foi conferido de perto pelas famílias dos estudantes e professores municipais que trabalharam o tema em sala de aula e participaram da culminância cultural.

Pela manhã, o musical e a magia do filme Tempos Modernos, também o encanto dos filmes Enrolados, o Mágico de Oz, Moama, Caça Fantasmas, O Rei Leão e A Noviça Rebelde, foram apresentados pelos estudantes das Escolas Municipais Santo Antônio (Chico Preto), São João Barrocão (Barrocão de Cima), Nossa Senhora de Fátima (Cabeceirinha), Salustino Ayres (Rio de Ondas), Duque de Caxias (Bezerro), Sagrado Coração de Maria (Alto da Bela Vista) e Monteiro Lobato (Campo Erê).

“Esse é o momento muito aguardado pelos alunos durante todo ano, trabalhamos o tema didaticamente em sala, depois ensaiamos muito e hoje apresentamos para as famílias e toda sociedade o potencial artístico dos estudantes do campo. É muito gratificante e emocionante participar desse momento, esse ambiente cultural interfere positivamente no processo escolar e de socialização entre eles”, disse a professora Hildete Neta, após apresentação musical do filme Caça Fantasmas, da Escola Municipal Duque de Caxias, comunidade de Bezerro.

Bem emocionada, dona Silvani de Souza, mãe da pequena Júlia que estuda na Escola Municipal Sagrado Coração de Maria, fez questão de prestigiar e registrar toda apresentação musical do filme “O Rei Leão”. “Muito feliz e emocionada com todas essas apresentações, Júlia ensaiava todos os dias em casa e deu para perceber o quanto ações como essas desenvolvidas nas escolas contribuem na rotina desses pequenos estudantes. Aproveito para parabenizar todos os professores pela delicadeza, paciência e por essas belíssimas apresentações”, pontuou.

No período da tarde as apresentações ficaram por conta dos estudantes das Escolas Municipais Domingos Mármore (Ilha da Liberdade), Rui Barbosa (Placas), Santo Antônio (Tabua), Santa Rita (Assentamento Santa Rita), Maria Madalena (Engenho Velho), Camerina Dias Melo (Arraial da Penha), Malha do Jatobá e Capitão Marcolino (Val da Boa Esperança) que com maestria e talento representaram no musical os filmes: Rio, Aladdin, Uma Linda Mulher, Frozen, Tarzan, Família Madrigal, Viva e  Hotel Transilvânia.

Para a estudante Sabrina de Souza, da Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na comunidade Campo Erê, o momento foi de alegria. “Eu fiquei muito emocionada com esse dia, ensaiamos muito e apesar do nervosismo fizemos uma linda apresentação. Fiquei muito feliz, principalmente com minha família também participando”, contou.

O secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, acompanhou as apresentações junto com a diretora pedagógica, Aldeci Queiroz e demais profissionais da pasta, ressaltando a importância do tema para a educação e o brilhantismo dos estudantes das escolas multisseriadas durante o 2º Multishow. “O Multishow, pelo segundo ano consecutivo, vem mostrar os talentos que precisam ser apreciados por toda população e também o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas multisseriadas. Agradeço toda equipe que integra a Coordenação Pedagógica do Campo, também os pais que fizeram questão de acompanhar de perto essas apresentações e aos professores que com maestria conduziram lindas apresentações, reforçando a importância dessa cultura no processo de aprendizado dos nossos estudantes”, pontuou Jeferson Barbosa.


Compartilhe:

Comentários: