Ministério Público lança aplicativo para fazer denúncias pelo smartphone

Cidadão poderá também fazer sugestões, críticas ou reclamações ao órgão.
Para Janot, sucesso da vigilância depende do êxito das respostas do MP.

O Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta segunda-feira (11) um aplicativo para smartphones que permite ao cidadão fazer denúncias de crimes e outras ilegalidades diretamente ao órgão.

A tecnologia, já disponível para os sistemas iOS (Apple) e Android (Google), possibilita o envio de fotos, áudios e vídeos que possam provar os delitos.

Uma função ainda a ser instalada é a geolocalização, em que o aparelho identifica o local exato onde ocorre o problema relatado, caso o usuário não saiba (caso de aldeias indígenas ou fazendas, por exemplo).

O mesmo aplicativo serve para sugestões, críticas e reclamações sobre a atuação do MPF.

O aplicativo é uma extensão virtual das 156 salas de atendimento ao cidadão espalhadas pelo país, onde é possível fazer as denúncias fisicamente.

As procuradoras Raquel Cristina Silvestre e Lívia Nascimento Tinoco ressaltaram, na apresentação, que o objetivo é aproximar ainda mais o cidadão do MPF.

“A proposta é de parceira com cidadão e a finalidade é aumentar a fiscalização do uso do dinheiro púbico, da probidade e honestidade. É promover a inclusão. Fazer a fiscalização do dinheiro, do atendimento hospitalar que não é prestado, do serviço público que não está disponível”, exemplificou.

Presente no lançamento, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, saudou a iniciativa e disse que o sucesso do aplicativo depende das respostas que o MPF dará no cumprimento de suas funções.

“Ao passo em que facilitamos a chegada de informações ao MPF, também deveremos estar preparados para dar resposta a esse fluxo de informações que deverá vir de forma contínua e direta, espero eu”, afirmou.

Fonte: G1

http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/04/ministerio-publico-lanca-aplicativo-para-fazer-denuncias-pelo-smartphone.html


Compartilhe:

Comentários: