Nota de pesar da Câmara de Vereadores pelo falecimento do médico Walney Vieira Toledo

A Câmara Municipal de Barreiras lamenta, com profundo pesar, a morte do médico Walney Vieira Toledo, ocorrida nesta quarta-feira (13 de julho), aos 71 anos, no Hospital Central de Barreiras.


Dr. Walney Toledo era natural de João Pessoa-PB, cuja graduação em medicina foi concluída no ano de 1976 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tinha especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Em 1977, começou a atuar como médico assistencialista pela Fundação SESP (hoje FUNASA), do Ministério da Saúde, perfazendo 35 anos de trabalho até se aposentar. A transferência para Barreiras aconteceu em 1984, e aqui chegando logo ocupou o cargo de Chefe da Unidade de Saúde. Também foi diretor da 25ª Diretoria Regional de Saúde.

Em nossa cidade, acumulou realizações marcantes, contributivas e humanizadoras. Ele foi nomeado primeiro secretário municipal de saúde em virtude da institucionalização da pasta durante a gestão do ex-prefeito Paulo Braga, capitaneando as inaugurações da Maternidade Municipal e do Posto de Saúde Albert Sabin (posteriormente denominado Posto 24 horas).

Já no Hospital Eurico Dutra (HED), começou como plantonista até ocupar o cargo de Diretor Geral, sendo um dos principais participantes do processo de municipalização daquela unidade hospitalar. Foi pioneiro na condição de delegado do Conselho Regional de Medicina (CREMEB), durante 14 anos consecutivos. As suas atuações como médico –notadamente no campo da pediatria – nunca cessaram, assim como os plantões no HO e outras unidades de saúde, o que somente reafirma o seu inestimável compromisso de profissional verdadeiramente dedicado, e muito querido.

Como reconhecimento público dos serviços prestados ao nosso município, Dr. Walney recebeu o Título de Cidadão Barreirense no ano de 2002, mediante proposição do ex-vereador Antonio Carlos de Almeida Matos (Carlão). No ano passado, foi agraciado com a Comenda Honra ao Mérito 26 de Maio, que resultou da indicação do amigo e colega de profissão, vereador e vice-presidente Sileno de Cerqueira Bispo dos Santos (Dr. Sileno).

Em nome dos vereadores e servidores desta Casa Legislativa, o presidente Alcione Rodrigues expressa intensos sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Dr. Walney.

N.B.: o velório será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, e se estenderá até a manhã desta sexta-feira (14 de julho).

Barreiras, 13 de julho de 2023.

Alcione Rodrigues de Macedo
Presidente da Câmara Municipal de Barreiras


Compartilhe:

Comentários: