Moradores de Serra Dourada, Tabocas e Brejolândia reclamam da falta de água

Texto: Cheilla Gobi

Moradores de Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Brejolândia, região oeste da Bahia se queixam da falta de água nos municípios. Eles afirmam que o problema vem ocorrendo com frequência e que estão sem água a mais de 15 dias. “Pagamos a conta de água em dia e não temos retorno”, afirmam.

Segundo os moradores do povoado de Santa Paz da 25 em Brejolândia, o não fornecimento de água está causando transtornos a população. Afirmam ainda que sem alternativas estão consumindo água dos barreiros (tanque).

Já os moradores de Tabocas revoltados com a situação pensam até em fazer manifestação.

O Gerente Regional da Empresa baiana de águas e saneamento – Embasa, Francisco Araújo Andrade informou que o problema realmente está existindo nessas cidades. “Existe o problema de desabastecimento causado por vazamentos na adutora no trecho entre os municípios de Santana e Serra Dourada, mas a informação de 15 dias sem água não procede”, afirmou.

Ainda de acordo com o gerente, no dia 23 de dezembro a embasa reforçou o atual sistema de abastecimento ao reativar os postos do antigo sistema, normalizando o abastecimento nestes municípios.

Conforme os moradores, a Embasa não se pronunciou com relação a este problema, mas o gerente afirma que em audiências públicas realizadas nos dias 11 e 13 de dezembro a população dos três municípios foi alertada sobre os transtornos relacionados aos quebramentos. “Em audiências públicas a Superintendência de assuntos regulatórios da Embasa esclareceu a população sobre os problemas relacionados aos quebramentos na adutora no trecho entre Santana e Serra Dourada,” afirmou Francisco.

O gerente informa ainda que o problema já está solucionado e que a partir desta sexta-feira, 28 será iniciada uma obra emergencial para substituir mil metros de tubulação no trecho onde se concentra 80% dos vazamentos. Segundo Francisco, já se encontra em processo de licitação a substituição de outros três mil metros da adutora.


Compartilhe:

Comentários: