15º Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas

A descida de boia aconteceu nas águas do Rio Grande.


15º Passeio Ecológico Panacan.

O tradicional Passeio Ecológico Panacan reuniu cerca de 400 pessoas no início da manhã desta segunda-feira, 24. Embalados pelo clima de comemoração pelo Dia de São João, o público se reuniu na comunidade de São José do CTI, onde uma oração e mensagens de preservação ao meio ambiente motivaram a todos. Em seguida desceram de boia pelo Rio Grande, em direção às comunidades de Mucambo e Barrocão de Baixo.

Esta já é a 15ª edição do passeio, que busca explorar o potencial do turismo ecológico de Barreiras e a preservação ambiental. Todos os anos, donos de chácaras às margens do rio preparam seus espaços para receber os amantes dos festejos juninos e oferecer apoio para conclusão do percurso que possui cerca de oito quilômetros.

“Todos os anos nossa expectativa aumenta, e neste, elas foram superadas. Para o ano que vem, queremos aumentar ainda mais o número de participantes, sempre oferecendo mais atrativos para fortalecer o passeio”, disse Rodrigo Vieira, que faz parte do grupo de organizadores.

A saída do passeio aconteceu na comunidade de São José do CTI.

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, prestigiou o evento pelo oitavo ano consecutivo. “Estamos investindo no potencial turístico da nossa cidade, trabalhando no acesso às cachoeiras do Acaba Vida e Redondo, mas temos também o Rio de Ondas e o nosso majestoso Rio Grande, todos esses balneários naturais oferecem inúmeras possibilidades de lazer, como passeios de bote, caiaque, tirolesa e uma delas é esse tradicional passeio de boia no Dia de São João. Participei pela primeira vez em 2012 e desde então faço questão de participar e almoçar com todos os participantes. Nada como recarregar as energias no Rio Grande depois do sucesso do Arraiá do Parque”, comentou Zito Barbosa.

Como manda a tradição, todos almoçaram na comunidade do Mucambo de Baixo, descendo em seguida até o Barrocão de Baixo onde o 15º Passeio Ecológico Panacan foi encerrado ao som da sanfona do cantor Tostão, que animou a tarde com muito forró e chamamé.

Os participantes seguiram em direção às comunidades de Mucambo e Barrocão de Baixo.

INFORMAÇÕES/FOTOS: Ascom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: