A minha lógica intuitiva

Em tom de autocrítica, listo aqui algumas instâncias de que a esquerda está ajudando e fortalecendo a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022.


Jaime Modesto.

 

Jaime Modesto

A grande vantagem da retórica do presidente Jair Bolsonaro é que ele tramita uma linguagem dentro do senso comum, acessível às pessoas menos esclarecidas que sempre foram manipuladas e enganadas com informações mentirosas.

Familiar é tudo para ele, o local das mulheres é o mesmo de nossas mães, avós e bisavós e não há nada de errado com as piadas de gays e negros que nossos pais e avós já contavam durante todo o passado. Tal como aprendemos nas rodadas de prosa, igrejas e na televisão. Existem meninos e meninas com seus papeis e gostos definidos.

Para Bolsonaro, dinheiro vem do trabalho, a resposta à pobreza é o pobre trabalhar mais, para um dia poder ser rico. Quem se desvia disso é estranho, problemático, baderneiro e até criminoso. Se de fato, para muitas pessoas essa descrição não ressoa com verdade, para tantas outras reflete fielmente sua experiência de vida e sua criação.

É algo explicável sem lançar mão de qualquer teoria ou conceito intelectual, ideológico ou socialista.

 A esquerda atual parece menosprezar o poder dessa lógica, em todas as suas narrativas e maldades recheadas de mentiras. Essa lógica confirma preconceitos numa sociedade ainda muito preconceituosa. São esses preconceitos que cooptam trabalhadores, religiosos, pessoas carentes e todas as pessoas de bem que sonham com uma sociedade livre do viés ideológico socialista, para as pautas de direita conservadora.

As conversas de gênero, a análise de narrativas pós-modernas, a questão de visibilidade e representação são muito mais complexas e de difícil transmissão a um público inculto. E pior, são contra intuitivas em relação à experiência de vida e o modo de criação de uma grande parte das famílias brasileiras.

A avalanche terminológica necessária para desconstruir preconceitos cria uma vantagem comparativa para a lógica mais simples, seu instinto e sua criação estão, de fato, corretos e você não precisa sentir vergonha de achar tudo isso muito estranho.

Não sugiro desistir das importantes pautas de igualdade, liberdade, família e Deus, pelo contrário, elas estão no cerne do projeto da Direita Conservadora. Mas é importante lembrar a forma que as mensagens da esquerda são repassadas, com narrativas e discursos circular, que só faz sentido de militante para militante.

A lógica da dignidade humana deveria ser intuitiva para qualquer pessoa, explicável de forma simples, transmitida com ações e símbolos, acessível a qualquer cidadão de bem, independente de cor e religião.


Compartilhe:

Comentários: