Ações Educativas marcaram a Semana do Meio Ambiente em Santa Rita de Cássia

Os objetivos foram estimular a conscientização ambiental e ampliar o compromisso com o Meio Ambiente.


A Semana do Meio Ambiente em Santa Rita de Cássia foi marcada por diversas ações educativas realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente – Sematur, com a participação da população e dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

De 01 a 05 de junho foi realizada a doação de 1.500 mudas de espécies nativas para a população; plantio e revitalização de áreas verdes com mudas nativas; plantio de mudas em escolas, praças e áreas verdes da cidade.

Além de visitas a comunidades rurais com palestras sobre Educação Ambiental; atividades sobre meio ambiente com toda rede municipal de ensino; exposição de quadros do Parque Ecológico Zabelê; mutirão de Limpeza das margens do Rio Preto e vistorias de monitoramento, fiscalização e Licenciamento ambiental.

“Nossa gestão está atenta sobre a importância de ampliar o compromisso com o Meio Ambiente e fomentar ações que promovam a Preservação Ambiental. Criamos algumas alternativas para esse período de pandemia, estimulando principalmente a conscientização ambiental”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Felisangela Mendes, que afirmou estar satisfeita com o resultado. “Nossas atividades foram um sucesso e apesar das limitações impostas pela pandemia conseguimos passar nossa mensagem a toda população”.

Doações

Cada pessoa teve a oportunidade de levar para casa até três mudas de espécies como manga, maracujá, oiti, ingá, caju, jatobá, pitomba, jenipapo, aroeira, umbu, pinha e tamarindo.

“Gostaria de parabenizar a Secretaria do Meio Ambiente pela iniciativa de doar mudas de árvores nativas e frutíferas para a população santarritense. Tive o privilégio de escolher três, pau-brasil, ingá e oiti, que serão plantadas na localidade das Caraíbas de Melo. Considero essa ação um incentivo ao cuidado com o meio ambiente, onde todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte”, disse a moradora Maria Cristina Guedes.

O Viveiro Municipal do Meio Ambiente é de responsabilidade da Sematur e possui uma grande diversidade de espécies de mudas de árvores que recebem cuidados diários até estarem prontas para a doação. Durante o ano as mudas são doadas por meio de projetos escolares e de associações de Santa Rita.

Plantio

A equipe da Sematur também realizou o plantio de mudas na estação de Captação Flutuante do Porto dos Cavalos e na Escola Educandário Municipal Eloy Barbosa Guedes também foram plantadas mudas de oiti, com a participação da equipe de educadores.

Para a vice-diretora do Educandário Municipal Eloy Barbosa Guedes, Ideuma Machado, as árvores são muito bem vindas ao ambiente escolar. “A mudas de oiti deixaram ainda mais alegre a frente da nossa escola. Gostaríamos de parabenizar a linda iniciativa de doar mudas de plantas nativas à população santarritense. A natureza agradece!”, ressaltou Ideuma.

Durante toda a semana os alunos das escolas municipais trabalharam o tema Meio Ambiente, no intuito de formar pessoas sensíveis aos problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais. Afinal, todo dia é dia de aprender mais sobre nosso planeta!

Devido à pandemia, as atividades foram realizadas online com o auxílio dos educadores e dos pais, utilizando elementos da natureza, materiais recicláveis e reutilizáveis, entre outras dinâmicas.

O Educador Ambiental da Sematur, Joanilton de Sene, destacou o empenho dos coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com diretores e professores, “que não mediram esforços para apoiar essa causa chamada educação ambiental”.

Exposição

A Creche Escola Municipal Ifigênia Rocha recebeu a exposição dos quadros que retratam as belezas do Parque Ecológico Zabelê – patrimônio natural de Santa Rita de Cássia localizado às margens do Rio Preto. Os registros foram feitos pelas lentes do fotógrafo Rui Rezende. “Essas ações marcam o início de um longo trabalho que iremos realizar na secretaria, inclusive já temos em andamento, grandes projetos que irão transformar a realidade ambiental do município”, concluiu a secretária Felisangela Mendes.


Compartilhe:

Comentários: