Com foco na proteção de pessoas em situação de rua, Prefeitura de Barreiras autoriza o início das obras de ampliação do Albergue São José

A autorização para o início das obras de ampliação do Albergue São José foi concretizada na tarde dessa terça-feira (02), em Barreirinhas. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde com distanciamento e uso obrigatório de máscaras devido a pandemia do novo coronavírus, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, do administrador diocesano, Padre Manoel Aparecido e da coordenadora Tehônya Lanusa, autorizou o início imediato da ampliação do espaço que será executada com recursos próprios do município.

A preocupação em resguardar as vidas das pessoas que vivem em situação de rua tem sido constante na administração municipal, assim, no Albergue São José cedido em março pela Diocese de Barreiras, através de parceria com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho atualmente atende uma média de 22 demandatários com importantes serviços de convivência, além de oferecer refeições, higienização individual adequada, atividades socioeducativas, acompanhamento psicológico e social, por meio de uma equipe multidisciplinar.

Com a ampliação do Albergue São José, serão construídos quartos femininos,  uma novidade na oferta do atendimento, e ainda uma ampla área de serviço, refeitório, novo espaço de convivência, salas de atendimentos individuais, novo espaço administrativo, campo society e área recreativa.

“Quero agradecer a Deus por nossas vidas, por esse momento tão importante e essa união que existe entre a Diocese e a Prefeitura de Barreiras. Essa parceria é muito importante porque ajuda as pessoas que mais necessitam, apoiamos todas as iniciativas que venham ajudar pessoas que estão em situação de rua e famílias que necessitam de atenção. Essa é uma ótima ação, uma grande oportunidade para quem precisa de amor e carinho”, destacou o Padre Manoel.

De acordo com a secretária Karlúcia Macêdo, com essa ampliação do Albergue os demandatários terão melhores mais possibilidades de entretenimento, além de alcançar as mulheres na oferta dos serviços prestados no Albergue. “Encontramos na cidade diversas pessoas em situação de rua que precisam desse acolhimento social. Desde o início dessa pandemia, mais de 40 pessoas conseguiram retornar para suas cidades de origem com a perspectiva de voltarem à vida normal. A ampliação dos serviços irá melhorar na convivência social de todos que passam um tempo no Albergue, com a inclusão também das mulheres”, pontuou.

O prefeito Zito Barbosa destacou a importância da parceria da Prefeitura de Barreiras com a Diocese de Barreiras e Instituições Sociais no acolhimento e no desenvolvimento social de todo cidadão que procura por apoio, atenção e até mesmo os serviços essenciais no município, com vistas na garantida do bem-estar.

“Quero destacar que a Prefeitura de Barreiras fez parcerias desde o início de 2017 com várias instituições, como o Lar de Emannuel, Centro de Promoção Humana Eugênia Ravasco, Casa do Trabalhador, Lar Esperança, APAE, MIQUEI, entre várias outras parcerias que têm nos ajudado a cuidar de pessoas que precisam desse apoio social. Essa é uma tarde comemorativa, estamos autorizando a ampliação desse espaço que garantirá ainda mais atenção social que as pessoas em situação de rua, cada um com sua história, tanto precisam”, pontuou o prefeito Zito Barbosa.

Em agradecimento pela autorização da ampliação do espaço, o demandatário Edson Carlos de Jesus (Jamaica) cantou a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.

Dircom


Compartilhe:

Comentários: