Embasa continua desrespeitando e lesando a população de Brejolândia

Jayme Modesto

Jayme Modesto

Com o domínio da concessão dos serviços de abastecimento de Água, no município de Brejolândia, a Empresa Baiana de Água e Saneamento- EMBASA, opera no município há mais de 30 anos, período em que tem sido alvo de críticas e denúncias, causando até revolta à população devido a péssima prestação dos  serviços a que se propõe.

A autarquia teria que abastecer a cidade com água potável e de boa qualidade, bombeada do Rio Corrente, através do sistema implantado pelo governo do estado, em 2007. No entanto, segundo informações dos moradores, água doce na rede de abastecimento tem sido coisa rara. Conforme relatos de populares, desde 2007 quando foi instalado o sistema, o problema tem sido recorrente, três dias tem água, outros não, muitas vezes ficam até cinco dias sem água, nem potável, nem calcária.

A população paga por um produto e recebe outro, isso quando recebe. O abastecimento de água em Brejolândia sempre foi problemático pela falta de compromisso da Embasa com uma boa prestação de serviço, o que sempre causou transtornos e problemas para os usuários que pagam caro pela água de origem duvidosa, é o que relatam os consumidores.

Segundo relatos de moradores, o consumo humano prolongado dessa água calcária tem causado graves problemas de saúde, principalmente para idosos e crianças. Se isso não bastasse, além de fornecer a água calcária, ao invés de água doce e tratada, a autarquia EMBASA, vem ultrajando a população com a cobrança exorbitante em suas contas, e o pior é que não tem a quem recorrer, é uma revolta generalizada da população com o descaso e o desrespeito da Embasa com os consumidores de Brejolândia. Além de Brejolândia, munícipes de outros municípios da região Oeste da Bahia, também tem demonstrado insatisfação com os serviços prestados pela empresa de águas.

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com o departamento de comunicação da Embasa, para esclarecer sobre o problema da falta de água e especialmente, o porquê do não fornecimento da água doce do Rio Corrente para Brejolândia.

Em nota, a empresa informou que vem ativando emergencialmente os poços para reforçar o abastecimento na sede municipal de Brejolândia e que os técnicos da empresa estão inspecionando a rede distribuidora e buscando solução na operação para que seja normalizado ainda nesta terça-feira (17), o abastecimento com a água do Sistema Integrado de Santana, com água captada do Rio Corrente, na localidade de Porto Novo. Informaram ainda que ao longo deste mês, oscilações de energia elétrica e um quebramento na rede adutora, na última quinta-feira (12) reduziram a oferta e a pressão da água para atender a sede de Brejolândia.

A Embasa reforça ainda que a água captada do poço utilizada para reforçar o abastecimento é potável e tratada seguindo rigorosamente os parâmetros de potabilidade determinados pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde e que em caso de dúvidas, os resultados das análises podem ser solicitados na vigilância sanitária do município.

“Até 2008, até o início da operação do sistema integrado de Santana, com água captada no Rio Corrente, no distrito de Porto Novo, as cidades de Canápolis, Brejolândia, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho eram anteriormente abastecidas por água de poço”, relata a nota.

Nota da Embasa:

Brejolândia: Embasa reforça emergencialmente abastecimento com água tratada captada do poço

A Embasa informa que vem ativando emergencialmente os poços para reforçar o abastecimento na sede municipal de Brejolândia. Os técnicos da empresa estão inspecionando a rede distribuidora e buscando solução na operação para que seja normalizado ainda nesta terça-feira (17) o abastecimento com a água do Sistema Integrado de Santana, com água captada do rio corrente, na localidade de Porto Novo. Ao longo deste mês, oscilações de energia elétrica e um quebramento na rede adutora, na última quinta-feira (12) reduziram a oferta e a pressão da água para atender a sede de Brejolândia.

A Embasa reforça que a água captada do poço utilizada para reforçar o abastecimento é potável e tratada seguindo rigorosamente os parâmetros de potabilidade determinados pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, os resultados das análises podem ser solicitados na vigilância sanitária do município. Até 2008, até o início da operação do sistema integrado de Santana, com água captada no rio Corrente, no distrito de Porto Novo, as cidades de Canápolis, Brejolândia, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho eram anteriormente abastecidas por água de poço.


Compartilhe:

Comentários: