Festa de São Gonçalo é realizada em Serra Dourada

O festejo reuniu a comunidade nas novenas, missas, quermesses e ação beneficente.


A missa festiva foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom João Santos Cardoso.

 Jaime Modesto

Os munícipes de Serra Dourada iniciaram o ano de 2020 com muita fé e devoção nos Festejos de São Gonçalo do Amarante. A festa do padroeiro da cidade teve início com o novenário na primeira noite de janeiro, celebrado pelo padre Válber e o diácono Leonardo, do Distrito de Rosário.

Após as novenas, os devotos prestigiaram as  missas, procissões e quermesses organizadas pelas pastorais, movimentos e comunidades de Serra Dourada. No dia 10, a missa festiva foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom João Santos Cardoso. A celebração reuniu toda a comunidade e os filhos da terra que ajudaram a compor a homenagem a São Gonçalo. A programação da festa também contou com uma ação social solidária, um Show de Prêmio Beneficente realizado no dia 12, na Praça Matriz.

O prefeito Milton Frota e a primeira dama Dihe Nunes marcaram presença nos Festejos de São Gonçalo e destacou a nossa reportagem sobre a importância da celebração para a comunidade católica de Serra Dourada. “É uma festa de fé que proporciona o reencontro e a comunhão entre as famílias. É o momento de celebrar o amor a Deus, que reúne pessoas de várias regiões e principalmente vindas da zona rural do município. Um momento muito importante no campo da fé, cultura e tradição”, disse o prefeito.

 

 

A festa é comemorada há mais de 50 anos no município, principalmente pelos católicos. A data surgiu em homenagem à figura do santo protetor e padroeiro do município São Gonçalo do Amarante. Sua fama vem de uma tradição portuguesa, que diz que mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz, diz a lenda. “Essa comemoração é uma tradição que os nossos antepassados deixaram para a gente e não deixamos morrer. Fazemos tudo para não perder a tradição”, explicou a primeira dama Dihe Nunes, uma das organizadora do evento.

História – Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado nesse mesmo local.


Compartilhe:

Comentários: