Governador do Estado inaugura a 16ª Policlínica em Barreiras

Com a presença de 35 prefeitos, 14 deputados federais e estaduais, vice-prefeitos, vereadores e várias lideranças políticas da região, governador Rui Costa entrega a nova unidade de saúde.


 

 

Texto: Jayme Modesto/ R-abj/3560

Fotos: Paula Fróes / GOV-BA

A implantação da Policlínica Regional de Saúde em Barreiras vai mudar a realidade da assistência  médica de alta complexidade dos municípios que compõe a regional, se tratando de saúde, essa talvez seja a mais importante ação do estado, depois da construção do Hospital do Oeste.

O governador Rui Costa inaugurou e entregou a Policlínica Regional de Barreiras, no dia 10 de fevereiro, com a presença de 35 prefeitos e 14 deputados, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda região.

Essa foi a 16ª Policlínica construída pelo Governo do Estado e a primeira da região oeste da Bahia. A nova unidade de saúde está orçada em R$ 27 milhões de reais e vai beneficiar cerca de 550 mil moradores dos 20 municípios consorciados.

 

Governador da Bahia Rui Costa e o vice-governador João Leão.

A Policlínica está localizada estrategicamente ao lado do Hospital do Oeste (HO).

 

 

Os prefeitos consorciados receberam ambulância (tipo forgão), que fará parte da frota do município.

 

Também foram entregues micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade, para o transporte de pacientes.

 

Entre eles, Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Wanderley, Tabocas do Brejo Velho, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e São Desidério.

Durante a visita à Barreiras, o governador entregou também a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO), que incluiu dois blocos de enfermarias com 62 leitos para internação de adulto, sendo um de isolamento.

Construída estrategicamente ao lado do HO, a Policlínica vai possibilitar a descentralização da assistência à saúde e regionalizar o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços mais próximo da sua cidade, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento.

A nova unidade de saúde vai ser administrada pelo Consórcio Público Inter Federativo de Saúde da Região de Barreiras e Ibotirama, criado com essa finalidade pelos municípios que compõem a regional, que irão também, ratear os custos com a assistência, de acordo com a população de cada associado.

Atualmente o Consob é presidido pelo também prefeito de Catolândia, Gilvan Pimetel Ataíde, eleito por unanimidade pelos prefeitos que compõem a Regional com mandato de dois anos vigentes.

A Policlínica de Barreiras é uma unidade de saúde especializada de apoio e diagnóstico, com serviços de consultas clínicas com médicos de especialidades diferentes, oferece também um maior bem-estar aos pacientes do SUS, que não precisam mais se deslocar para as capitais ou aguardar muito tempo para atendimento, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região.

 

A Policlínica visa ainda, prestar serviços de média e alta complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial à especialidades médicas diversas e exames em busca de uma maior atenção à saúde do paciente.

É preciso lembrar que a Policlínica de Barreiras não é uma unidade de atendimento com portas abertas. Todas as consultas e exames são feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. Ou seja, têm como objetivo receber pacientes que já passaram por unidades da Atenção Básica e que possuem encaminhamento para uma unidade especializada.

Para levar os pacientes de seus municípios até a Policlínica, foram adquiridos, pelo Governo do Estado, micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade, que fazem o transporte diariamente.

A policlínica já está preparada para receber pacientes que não necessitem de cuidado e avaliação imediata do especialista, ou seja, que não precisem de atendimentos de urgência ou emergência.

Opinião

No ato político de inauguração da Policlínica, Rui Costa conseguiu uma proeza, colocar no mesmo palanque o prefeito Zito Barbosa adversário, a deputada Jusmari Oliveira que é ligada a Otto Alencar, e também ligada a Rui e a Zito, Antônio Henrique Jr. ligado ao vice -governador João Leão e inimigo político dos dois, além do deputado federal Tito que faz carreira solo e é prefeiturável e o principal concorrente do prefeito Zito Barbosa na sucessão municipal nas eleições de outubro de 2020.

Além disso, os discursos políticos direcionados ao ato inaugural da importância da Policlínica, também chamaram atenção, dirigindo-se ao governador Rui Costa, Zito disse: “não somos aliados políticos, mas temos parcerias nas ações. Estou aqui para agradecer o senhor por ter atendido os nossos pedidos”, estando Jusmari e Antônio Henrique Jr., na mesma direção.

Bom, confesso que depois de ouvir atentamente os discursos, estou até agora sem saber realmente quem é o Pai da Criança, até porque, todos “intencionalmente” nas entrelinhas, quiseram dar uma pongada.


Compartilhe:

Comentários: