Maio registra o pior mês da pandemia da Covid-19 na cidade Barreiras

Município contabilizou 81 mortes pela doença e registrou aumento de quase 300% nos óbitos por Covid-19 frente à média da pandemia no mês de maio


Com o primeiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Barreiras, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no estado, o mês que se encerrou registrou aumento de 296,50% no número de falecimentos, atingindo a marca de 81 mortes, frente a uma média de 20.

Os números de maio são piores mesmo quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta crescimento de 189,3% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril o aumento foi de 17,4%. Em números absolutos, maio registrou 81 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 28, e abril 69.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

Maio/20 x Maio/21
Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 800% dos óbitos na cidade de Barreiras em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 81 mortes no mês passado frente a 1 em maio do ano passado.

Já na Bahia, maio de 2021 registrou um aumento de 98,3% dos óbitos em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 1.795 mortes no mês passado frente a 905 em maio do ano passado. Na mesma comparação, 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Sobre a Arpen/BA

A Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) conta com 217 associados, do total de 286 titulares de Registro Civil do Estado da Bahia distribuídos por todos os municípios e distritos baianos, responsáveis pelos principais atos da vida civil dos cidadãos, entre eles os registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Associação legítima representante da categoria no âmbito estadual e nacional.

Assessoria de Comunicação da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA)
Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda, Amanda Pereira e Clara Sasse
Tel: (11) 99614-8254 / (61) 99137-0575/ (61) 99676-8108
Site: http://www.arpenba.org.br


Compartilhe:

Comentários: