NOTA DE ESCLARECIMENTO – FORMOSA DO RIO PRETO

A Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Rio Preto vem a público informar que foram revistos os três casos de profissionais de saúde que testaram positivo para coronavírus em teste rápido, no dia 29 de junho. Isso porque todos TESTARAM NEGATIVO na contraprova por teste sorológico – SOROLOGIA COVID-19 (Anticorpos anti-SARS-CoV-2) IgM e IgG pelo método QUIMIOLUMINESCÊNCIA.

Ocorre que o teste rápido tem uma precisão maior em pacientes SINTOMÁTICOS, a partir do 8° dia do início dos sintomas. Em pacientes ASSINTOMÁTICOS, situação das 3 pessoas mencionadas, o teste pode apresentar ocorrência de falso-positivo.

É fato que os testes rápidos não são 100% confiáveis, no entanto, são um importante subsídio para apoio diagnóstico e não podemos descartá-lo. Estamos enfrentando uma pandemia de um vírus letal e altamente contagioso, por isso, a testagem em massa e com maior agilidade é importante como instrumento de triagem da situação epidemiológica.

Como medida de precaução para evitar novas inconsistências de resultados, a Secretaria de Saúde não está mais utilizando o produto da marca Singclean IVD, Lote P46200426A1A, com data de vencimento 25/04/2021, que apresentou os falso-positivos.

Lembre-se, quem testou positivo não precisa de julgamentos e sim de cuidados e empatia. Não há razão para discriminar. Todos estamos sujeitos à contaminação. Não contribua para aumentar a preocupação de quem está passando por um momento difícil. Respeite e mostre solidariedade.

Também é fundamental respeitar as regras de distanciamento para evitar a transmissão da doença. Se puder, fique em casa, só saia com uso de máscara e lave sempre as mãos com água e sabão ou higiene com álcool gel. Com fraternidade venceremos essa batalha.

Formosa do Rio Preto/BA, 07 de julho de 2020.

Thaíse Dias Soares Santos
Secretária Municipal de Saúde


Compartilhe:

Comentários: