Prefeitura de Barreiras prepara unidades escolares para volta às aulas

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está trabalhando na adequação das creches, unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental, para o retorno das atividades letivas presenciais no dia 01 de fevereiro, com o propósito de concluir o ano letivo 2020, até lá os alunos seguirão em atividades remotas. A proposta de retorno foi avaliada e aprovada na última reunião do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE, na noite dessa quarta-feira, 13. A publicação no Diário Oficial do Município sairá ainda esta semana.

Conforme o cronograma, os gestores e educadores terão acesso aos itens de biossegurança e equipamentos de proteção individual, além de material de sinalização e cartilhas. As equipes responsáveis pela instalação da sinalização horizontal e vertical dos ambientes já estão em campo. Todos esses cuidados são para proteger a comunidade escolar e evitar a propagação do novo Coronavírus.

Já a partir do dia 18 de janeiro, as unidades de ensino receberão máscaras de tecido para a distribuição aos alunos, viabilizadas por meio do edital, que foi lançado no final de 2020. Outra estratégia de segurança é a testagem dos profissionais de educação que está em andamento, no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida e que será concluída antes do retorno das aulas presenciais.

De acordo com a secretária municipal de educação, Cátia Alencar, todos os protocolos de segurança foram estabelecidos com base no Plano Geral de Retomada das Aulas, validado no Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE); respeitando, inclusive, as restrições para os grupos de risco.

“Educação infantil e ensino fundamental iniciarão, conforme planejamento, incluindo as escolas multisseriadas. Os estudantes matriculados em período integral poderão mediante, decisão da gestão e Conselho Escolar, adotar a frequência de 50% dos alunos em cada um dos turnos. Já os alunos da Educação Especial retornarão frequentando apenas a Sala de Recursos Multifuncionais e retornando à frequência da sala regular somente quando autorizado pela família. As turmas da EJA devem substituir as aulas de sábado por atividades à distância”, acrescentou a secretária de educação, Cátia Alencar.


Compartilhe:

Comentários: