Processo Seletivo 2021 do IFBA têm inscrições gratuitas e seleção online

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril no site da instituição. Será feita a avaliação do Histórico Escolar dos candidatos.


O IFBA oferece cursos integrados, subsequentes e de nível superior.

 

Texto e Fotos: Ivana Dias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, está com as inscrições do Processo Seletivo 2021 abertas até o dia 16 abril. Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez a seleção será totalmente gratuita e online, com análise do Histórico Escolar.

O Departamento de Seleção de Estudantes (DESEL) e a Diretoria de Políticas Educacionais (DPE) realizaram um estudo sobre os formatos de seleção de 34 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país e segundo o referido estudo, a Análise de Histórico escolar foi o segundo formato mais utilizado pelos institutos para ingresso em cursos técnicos em 2020.1, sendo esse modelo de seleção o mais adequado ao presente momento.

A adoção da forma virtual de processo seletivo encontra respaldo na Resolução CONSUP/IFBA nº 19, de 24 de agosto de 2020, e, no Plano de Contingência Institucional. De acordo com o diretor do Campus Barreiras, professor Gustavo Quirino, será a primeira vez que esse processo será adotado.

 

Diretor do Campus Barreiras, Gustavo Quirino.

“Esse é o primeiro ano que faremos a seleção dos estudantes dos cursos integrados e subsequentes, por meio de processo online com a análise do histórico escolar. A outra mudança é a inscrição gratuita para todos os candidatos”, disse Quirino.

Nessa modalidade de seleção será feita a análise da média gerada a partir das notas mais altas dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de português, história, geografia e matemática. Não serão analisadas notas do 9º ano, porque algumas escolas ainda não terminaram o ano letivo de 2020. Em caso de empate, o primeiro critério para desempatar é a idade, segundo a nota de português e em terceiro a nota de matemática.

O IFBA oferece cursos Integrados de Informática, Edificações e Alimentos – nível médio e técnico juntos, com duração de três anos e os cursos Subsequentes de Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática – para estudantes que já encerraram o Ensino Médio, com duração de dois anos.

As inscrições podem ser feitas no site:  https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2021/. As matrículas dos candidatos selecionados para os cursos integrados acontecerão em outubro/2021 e o início das aulas serão em fevereiro/2022.  Nos cursos subsequentes as matrículas serão em junho/2021 e o início das aulas ainda em 2021.

 

 

Mudanças e novos desafios no IFBA

 

O ano letivo 2020 dos cursos integrados teve início em fevereiro/2021, na modalidade EAD.

Assim como em toda a Bahia as aulas presenciais no IFBA – Campus Barreiras foram suspensas em março de 2020 e para dar continuidade ao ano letivo de 2019 (ano que ainda estava em curso devido à paralisação anterior), em outubro iniciaram as aulas na modalidade Remota Não Presencial, cujo encerramento só acontecerá em 30 de novembro de 2021.

De acordo o diretor da instituição, foi necessário um tempo para organizar e adaptar ao modelo de aulas remotas, para que tanto os professores quanto os alunos tivessem possibilidade de acesso aos conteúdos. “A sociedade enxergava que estava demorando muito para retornar, mas naquele momento não tínhamos capacitação para atuar na EAD e não tínhamos todos os nossos estudantes com equipamentos e internet em casa pra acessar”, disse o diretor Gustavo Quirino.

Por meio da Reitoria do IFBA os alunos, que segundo o edital se encaixavam no critério de vulnerabilidade social, foram contemplados com tabletes e chip de dados, através do projeto do Governo Federal e Ministério da Educação. Os professores também foram contemplados com os equipamentos.

“Desde agosto de 2020 começamos a fazer esses empréstimos e no final do ano passado conseguimos fazer também um Auxilio de Inclusão Digital, que disponibilizou R$1.000 por estudante para adquirir seu equipamento, é dele, pra acompanhar as atividades do Ensino Remoto Não Presencial”, explicou o diretor.

Com o acesso aos equipamentos os alunos deram continuidade às atividades no modo remoto e como em outros anos, alguns deles foram destaques em projetos de extensão e pesquisa, como João Vitor Guedes de Oliveira e Henrique Antônio Corneau, medalhistas da Olimpíada Nacional de Ciências e Matheus Silva de Oliveira, estudante do 3º ano do Curso Técnico de Alimentos, aprovado na Mentoria Brasa-Europa 2021 que foi contemplado com uma bolsa de estudo para Portugal.

“O IFBA oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver pesquisa e extensão ainda no Ensino Médio, o que não é muito frequente em muitas Instituições. A Iniciação Científica impacta no aspecto individual, tendo em vista que ela contribuiu para o meu amadurecimento acadêmico e pessoal e, no âmbito social, porque o desenvolvimento de pesquisa ajuda a transformar a sociedade e não só encontrar novas soluções para problemas antigos, mas também a trazer novas reflexões e perspectivas”, disse o estudante Matheus de Oliveira.

 

 

Professores e alunos foram contemplados com tabletes e chip de dados.

 

Dando continuidade ao calendário escolar no IFBA, o ano letivo 2020 dos cursos integrados teve início em fevereiro/2021, agora na modalidade EAD e com os professores devidamente capacitados para as aulas on-line. A adaptação dos servidores a esse novo formato também foi considerada um desafio.

“O formato remoto emergencial é diferente do EAD propriamente dito, existe um planejamento voltado para o ensino à distância, o professor busca novas ferramentas, mais conhecimento e adapta-se a essa realidade. Acredito também, que o ensino EAD vai influenciar a nossa metodologia de ensino e vamos aproveitar muita coisa que estamos aprendendo agora”, pontuou Gustavo Quirino.

Para o professor e coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, Ítalo Abreu, essa foi a fase de adaptar ao novo normal. “Embora a maioria dos professores já tivesse acesso à informação, não tinham acesso ao material e não sabiam como usar porque não damos aula à distância, é diferente do que estávamos fazendo, que é a aula remota. Então, tivemos capacitação profissional com um curso de como montar aula online, como dá aula online, gravar aula, passar e corrigir atividades, usar as ferramentas necessárias, entre outros conhecimentos”, disse Ítalo que ressaltou ainda as aulas no formato EAD, como uma alternativa viável para esse momento.

“Tivemos uma série de informações no sentido de preparar os docentes para atuar junto aos estudantes, pois é a única forma de tentar amenizar esse problema que foi criado devido à pandemia. Não temos condições de oferecer aulas práticas nesse momento”, concluiu.


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