Novembro Azul: Prefeitura de Barreiras apresenta à sociedade campanha de incentivo à saúde do homem

O lançamento oficial da Campanha Novembro Azul – “O cuidado com a saúde também é papo de homem,” aconteceu nesta sexta-feira (10), no Auditório Arlette Moreno da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos com apresentação especial do músico Marco Antônio. A Campanha coordenada pela Secretaria de Saúde de Barreiras será realizada até o dia 30 de novembro e conta com várias ações, trazendo a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que afetam os homens.

A solenidade contou com a presença do prefeito Zito Barbosa; secretária Jamile Rodrigues; coordenador do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), José Itamar; coordenador do Laboratório Municipal de Análise Clínica Leonídia Ayres de Almeida, Marcus Vinícius; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; diretora do Hospital Municipal Eurico Dutra (HMED), Ana Karina; e ainda dos médicos urologistas Dr. Ramon Silva e Paulo Henrique, vereadores João Felipe, Otoniel Teixeira, Francisco Sobrinho, Valdomiro José, Silma Alves e Carmélia da Mata.

“Nesse mês de novembro estamos com diversas ofertas de serviços voltadas para o cuidado com à saúde do homem, além das Unidades de Saúde da Atenção Básica que irão enfatizar o tema, teremos ao longo do mês várias agendas especiais no CEAH com foco na prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem os homens. O nosso Centro de Especialidades é referência na Bahia em atendimento voltado, exclusivamente, para a saúde do homem. Por isso, fica aqui o nosso apelo e convite a todos os homens da nossa cidade para que aproveitem essas oportunidades para cuidarem ainda mais da sua saúde”, ressaltou a secretária Jamile Rodrigues.

Na oportunidade, o médico urologista Dr. Ramon Silva fez uma palestra discorrendo de maneira didática o que é e para que serve a próstata, além de abordar sobre as doenças, as chances de evitar e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Já o coordenador do CEAH, apresentou as ações que acontecerão no mês de novembro, com destaque para a realização de exames para dosagem de PSA Total e Livre no Laboratório Municipal Leonídia Ayres de Almeida.

Na próxima sexta-feira (17), também no CEAH, dentro do Dia Nacional de Mobilização contra o Câncer de Próstata, será realizado consultas pré-operatórias para cirurgias urológicas, ultrassonografias e verificação de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. No sábado (18), a Secretaria de Saúde planejou uma Agenda Especial onde serão realizadas biópsias, ultrassonografias e triagem de sinais vitais. Já na quinta-feira (23 e 30), terá realização de ultrassonografias de próstata e das vias urinárias. Os atendimentos dentro da Campanha se entendem ainda com o Dia D no sábado (25) e a realização de cirurgias eletivas na quarta-feira (29).

Para o prefeito de Barreiras, estar atento aos fatores de risco, promover a alimentação saudável e incentivar a prática do autocuidado com a saúde do homem é o principal objetivo dentro da Campanha Novembro Azul. Ele enfatizou ainda, a importância do homem em realizar acompanhamento médico com essa perspectiva de se prevenir contra as doenças, principalmente o câncer de próstata.

“O câncer de próstata é considerado a segunda doença que mais mata, por isso, hoje foi um dia muito importante pela troca de conhecimento nesse lançamento de ações que acontecerão durante esse mês. Além dos atendimentos específicos que serão realizados no CEAH, esse Centro Especial que tivemos o cuidado de implantar com o objetivo de cuidar da saúde de todos os homens do nosso município, toda a rede da saúde municipal estará focada em atender e informar sobre as consequências dessa doença. Por isso faço um agradecimento especial a toda a equipe da Secretaria de Saúde, pelo zelo com essa campanha, a contribuição dos nossos urologistas e aos vereadores e vereadoras pela participação de todos e peço a sensibilidade da sociedade, principalmente, dos homens que moram em Barreiras, para se prevenir e cuidar da sua saúde” ressaltou Zito Barbosa.


Compartilhe:

Comentários: