O Brasil e a era dos influenciadores: o impacto da mídia social na cultura

O Brasil tem inúmeros influenciadores digitais e, à medida que eles ganham impacto nos novos mídia, seu impacto ultrapassa as barreiras digitais, influenciando a cultura do país. Saiba mais.

A tecnologia está modelando a atualidade e isso é visível em vários aspetos da vida cotidiana a nível mundial e também no Brasil. Aspetos cada vez mais diversos vão mutando as experiências, escolhas e vivências dos internautas, criando um novo dinamismo, totalmente ancorado no digital e muito motivado pela recente difusão dos dispositivos móveis, com destaque para o celular.

O forte impacto dos influenciadores digitais na mídia social são uma parte do processo, sendo que eles têm um papel no marketing de influência, acabando por incentivar, de um modo bem visível, as escolhas de multidões. Suas propostas de videogames, maquiagem ou jogos em sites de jogos de azar em tempo real acabam sendo parte fundamental das escolhas de seus seguidores.

Algumas pesquisas revelaram que o Brasil se destaca no número de influenciadores digitais e que eles impactam no modo como agem e pensam milhões de pessoas. Assim, vale a pena compreender melhor o impacto da mídia social na cultura na era dos influenciadores.

Uma era modelada por influenciadores digitais

A carreira de influenciador é uma realidade em crescimento no Brasil. Com o destaque do marketing de influência, apoiado pela adesão aos celulares e com o apoio da internet, as estratégias digitais entraram num crescimento sem precedentes e deram aos influenciadores espaço para que se tornassem elementos centrais nas escolhas dos consumidores mundiais e brasileiros.

O Brasil lidera, neste momento, o mercado, com cerca de 10,5 milhões de pessoas que têm mais de mil seguidores em suas redes. Com isso, ser influenciador se transformou numa carreira, que os jovens anseiam por terem aspirações de fama e uma perspetiva de ganhos financeiros mais simples, com base na criação de conteúdos digitais.

Segundo pesquisas recentes (como a da startup Inflr), 75% dos jovens brasileiros gostaria de ser influenciador digital, tendo a criação de conteúdos e postagens como base de sua carreira profissional.

Um caminho usual mas repleto de desafios

Ainda que o desejo de ser influenciador, nessa era digital, modele a ação de muitos brasileiros, o fato é que também nesse setor se sentem inúmeros desafios, incluindo pelo fato de o Brasil ter um número imenso de pessoas exercendo essa carreira.

Hoje, é cada vez mais difícil manter a atenção da audiência, já que as pessoas estão permanentemente tendo acesso a conteúdos e se cansam facilmente caso não exista uma capacidade de inovar todos os dias.

Em crescimento, o setor não deixa, ainda assim, de influenciar a cultura nacional e o cotidiano das pessoas, num país em que, segundo uma pesquisa do Ibope, em torno de 52% dos internautas brasileiros seguem pelo menos um influenciador digital. Se soma ainda outra pesquisa (da Spark com o Instituto QualiBest) onde foi demonstrado que 76% dos consumidores que seguem influenciadores já adquiriram produtos e/ou serviços por sugestão de conteúdos de influenciadores.


Compartilhe:

Comentários: