O RECADO DAS URNAS FOI UMA LIÇÃO PARA OS POLÍTICOS

Jayme Modesto

AS ELEIÇÕES DE 2020 transcorreram na mais absoluta normalidade na nossa região do Oeste do Bahia, apresentou alguns resultados inesperados e trouxeram lições importantes para a Política.

Isso não significa, é claro, que as eleições municipais não tenham lá suas especificidades. Costuma ser menos sensível às questões mais abstratas, doutrinárias e ideológicas. Ainda assim, servem como termômetro para visualização de tendências que costumam ser confirmadas no ciclo eleitoral posterior.

O mapa eleitoral desenhado nestas eleições municipais de 2020 aponta para a recuperação e evolução da direita ou da “direita democrática”,  termo que depois do presidente Bolsonaro, passou a fazer parte de nosso vocabulário político.

Nos municípios que compõem a região, no geral, o resultado das urnas mostra fragmentação partidária. Foram eleitos prefeitos de vários partidos diferentes. A representação partidária nas prefeituras da região ficou assim: PP 9, PSD 9, DEN 5, PSB 2, AVANTE 1, PT 6, PSDB 4, PL 3, PC do B 1, SOLIDARIEDADE 1 e MDB 1. Os partidos que saíram mais fortalecidos foram PP, PSD, PT e DEM.

Enfim, o resultado das urnas nesta eleição 2020 deixou algumas lições, as crises econômica, política e social serviram para aglutinar o eleitor entorno de pautas específicas. A nova política pode sim ser envolvente e engajar pessoas. Por fim, o eleitor está muito consciente e buscou em alguns municípios alternância e a política de resultado.


Compartilhe:

Comentários: