População acompanha apresentações teatrais no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, encerrando a programação cultural 2023 do Projeto Sesc Encena

Mais uma vez o Projeto Cultura e Arte por toda parte, da Secretaria de Cultura e Turismo, se fez presente nesta quarta-feira (20), através do apoio cultural ao Projeto Sesc Encena, que apresentou para a população presente dois espetáculos no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, localizado no Centro Histórico de Barreiras.

Com a presença de membros da Academia Barreirense de Letras (ABL), também de representante territorial de cultura da Bacia do Rio Grande, Conselheiros de Cultura e professores das universidades locais, a apresentação da performance “Os Ossos da Casa da Minha Mãe” de Vania Nogueira, e do espetáculo “Casa dos A-voz”, de Ananias SerraNegra, encerraram a programação cultural 2023 do Sesc.

“Os Ossos da Casa de Minha Mãe” é uma performance da Cia. de Teatro Mistura com encenação de Rafaella Tuxá e atuação de Vania Nogueira. Uma experiência que entrega uma trajetória feminina com início, meio e encontro consigo mesma. A cena narra o itinerário natural de uma mulher que reflete muitas outras mulheres em si e para si, se espelhando na natureza e suas nuances.

Já o espetáculo teatral “Casa dos A-voz”, baseado no livro de mesmo nome, é poesia de alpendre, das conversas e vivências, dos cigarros do avô aos ouvidos e sensibilidades de um neto, ator e poeta. Fruto da residência artística de Ananias SerraNegra, com Bia (Imídio Ferreira), na comunidade rural de Brejinhos de SerraNegra, Oeste da Bahia. O livro de poemas é o eco da voz do avô pela poesia de um neto, um recorte íntimo, feito em período de pandemia, pensado a partir dos gatilhos “O meu amor ficou em casa”, “Os tijolos do meu povoado” e “O que os olhos veem”.

Conforme o subdiretor de Ensino de Artes Cênicas da Escola Municipal de Teatro, as apresentações possibilitaram que o público tivesse duas experiências dentro do Centro Cultural. “Todas essas atividades têm o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Escola Municipal de Teatro e integram a programação das Mostras Teatrais de fim de ano da Escola. Foram duas grandes apresentações. Na oportunidade, a coordenação de teatro da Escola deu continuidade à pesquisa de perfil de público, a partir do preenchimento de um questionário que irá colaborar em conhecer quais pessoas frequentam a programação artística neste equipamento municipal”, pontuou Danilo Lima.


Compartilhe:

Comentários: