Prefeitura combate a escassez de água no campo

Obras de baixo custo e fácil manejo amenizam os efeitos da estiagem no município de Ibotirama

rnc 2 capa

Cecomm

Em virtude da estiagem, que frequentemente atinge as comunidades rurais de Ibotirama, a Prefeitura vem implementando ações, que visam melhorar a qualidade de vida da população, a produção agrícola e a renda das famílias, principalmente na zona rural do município, que têm sido beneficiada com a aplicação de técnicas de armazenamento, captação de água e irrigação sustentáveis.

Trata-se de pequenas obras com tecnologia simples para o aproveitamento e armazenamento da água das chuvas e de poços, com baixo custo e fácil manejo, adequadas à realidade do campo, mas sempre observando a questão ambiental.

Estudos apontam que a média de chuvas da região é suficiente para suprir as demandas hídricas da população local, o que causa a escassez da água é a falta de aproveitamento do potencial pluviométrico. De acordo com o prefeito, Terence Lessa, a equipe técnica da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem construindo cisternas, barreiros trincheiras e aguadas, além de fazer o acompanhamento técnico e a capacitação das comunidades, através de palestras educativas sobre o manejo, uso racional da água e conservação dos reservatórios. “O método utilizado na execução do projeto assegura obras de baixo custo, praticamente sem nenhum impacto ambiental, além de ser de fácil manejo para os beneficiários, isso permite a participação ativa das famílias, o que possibilitará que elas conheçam melhor, o potencial da região onde vivem e comecem a enxergá-la com outros olhos”, enfatizou o prefeito.

O projeto já beneficia famílias das comunidades de Várzea, Mourão, Pedras, Baixio, São Lourenço, Puçá, Malvas, Sapé, Caraíbas, Juazeiro e Sítio Novo.


Compartilhe:

Comentários: