Prefeitura de Barreiras mantém parceria com Programa Jovem Aprendiz no campo, aula inaugural foi nessa terça-feira, 20

O secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques, e o chefe de gabinete, Melchisedec Neves, marcaram presença na aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural, em 2024. A iniciativa é promovida pelo Instituto Aiba (Iaiba), em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), com o propósito de capacitar jovens da área rural para atender às demandas do mercado de trabalho local.

A Prefeitura de Barreiras apoia o programa por meio da Secretaria de Educação, garantindo o transporte escolar dos estudantes até a Fazenda Modelo Paulo Mizote, onde as aulas são ministradas. O   chefe de gabinete ressaltou a importância do projeto, que já capacitou 900 jovens em uma década: “A Prefeitura de Barreiras é uma entusiasta desse Programa e apoia sempre. Para nós, é gratificante participar de um projeto que transforma vidas”, disse  Melchisedec Neves.

Este ano, 121 jovens entre 18 e 23 anos foram contratados por departamentos de Recursos Humanos de propriedades rurais. Ao longo de dez meses, eles receberão capacitação e, ao término do curso, serão certificados como supervisores agrícolas. Durante esse período, os jovens recebem meio salário-mínimo, com registro na carteira de trabalho.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, destacou a consolidação do curso: “Esse é um curso muito procurado na nossa região, pois prepara o jovem para o mercado de trabalho ou para buscar aprimorar seus conhecimentos na área”. Ele expressou gratidão por presenciar o início de mais turmas e deseja sucesso aos participantes.

A Fazenda Modelo possui uma estrutura equivalente a uma propriedade rural com sete hectares, incluindo salas de aula, laboratório, auditório, refeitório e campos experimentais de soja, algodão, milho, feijão e frutíferas. Os jovens aprendizes frequentam aulas teóricas e práticas do curso profissionalizante de supervisão agrícola, aprendendo sobre manejo do solo, plantio, irrigação, fitossanidade, colheita, armazenamento e operação de maquinário.


Compartilhe:

Comentários: