Presidente Alcione Rodrigues prestigia atividades alusivas aos 51 anos da transferência do 4º BEC para Barreiras

A mudança institucional do 4º Batalhão Ferroviário da cidade cearense de Crateús selou a participação de entes estatais no desenvolvimento da infraestrutura do Oeste da Bahia


O presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues de Macedo (União), prestigiou, no último dia 30 de junho, as atividades alusivas aos 51 anos da transferência para Barreiras do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão General Argolo), que se tornou mais conhecido pela sigla 4º BEC.

Conduzida pelo atual comandante, Tenente Coronel Erevelton Marcos Kosciuresk, a solenidade comemorativa dos 51 anos aconteceu no pátio de Formatura da instituição, sendo também valorizada com a presença do prefeito Zito Barbosa, demais autoridades, empresários e familiares. Como parte da programação, houve homenagens às pessoas caracterizadas como “Amigos do Batalhão” pelos serviços relevantes prestados à organização militar.

Para o presidente Alcione Rodrigues, que atribui uma parte significativa da sua formação enquanto cidadão e profissional ao período de 8 anos durante o qual exerceu as funções de soldado e cabo no 4º BEC, existe um acervo considerável de obras executadas em nossa região pelos militares do Exército, a exemplo da conclusão das rodovias BR-020 e BR-242, assim como a construção da ponte de Ibotirama, sobre o Rio São Francisco.

Portanto, a transferência institucional do 4º Batalhão Ferroviário da cidade de Crateús-CE para Barreiras-BA perfaz mais de cinco décadas de coparticipação dos entes estatais no desenvolvimento da infraestrutura regional. Enquanto permaneceu instalado no sertão cearense, várias estradas, açudes, poços artesianos e ferrovia foram ali construídos. Nos registros históricos, consta que a data de instalação do comando da organização militar no prédio local da Sertaneja foi 31 de março de 1972. Já o decreto oficial da mencionada transferência houve de ser assinado pelo então presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici, em julho do mesmo ano.

CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS
Diretoria Geral de Comunicação


Compartilhe:

Comentários: