Reunião define ações para Caminhada de Prevenção ao Suicídio

 

A ação acontecerá no dia 29 de setembro, na Praça Landulfo Alves.

A primeira reunião para definir estratégias e ações no mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, aconteceu na última segunda-feira (15) com objetivo de unir instituições, sociedade civil, poder público e privado em atividades sociais de valorização à vida. Desde 2015, o tema “Falar é a melhor solução” é trabalhado no mês de setembro com foco na conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e em Barreiras, a temática é cuidada de forma especial.

Com a Caminhada de Prevenção ao Suicídio, realizada pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras já definida para 27 de setembro de 2019, as ações conjuntas e elaboradas com representantes da Prefeitura de Barreiras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Faculdades e Instituições particulares e privadas terão várias atividades ao decorrer do mês. Participando ao lado da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (CAPS AD II), Deny Samper, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, ressaltou a importância dessa temática e as ações que serão realizadas nas unidades.

“A Prefeitura de Barreiras apoia todos anos a Caminhada de Prevenção ao Suicídio com objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção, cuidando de forma humanizada das pessoas que precisam de uma atenção especial. As nossas unidades de saúde trabalham com o alerta de prevenção através dos psicólogos da rede da Atenção Básica, e para o mês dedicado à prevenção ao suicídio, as unidades de saúde irão trabalhar com a temática em salas de espera e teremos uma participação especial na caminhada dos integrantes do CAPS Saúde Mental”, destacou Anderson Vian.

O projeto é desenvolvido em Barreiras desde 2015.

Segundo informações da Comissão de Prevenção ao Suicídio em Barreiras, ao longo do mês serão realizadas palestras, encontros e atividades educativas em diversos setores e ambientes públicos de Barreiras. No final da Caminha de Prevenção ao Suicídio, terão várias apresentações culturais com o “Show da Vida”, na Praça Landulfo Alves. No espaço, além de apresentações musicais também terá recitação de poemas e apresentações artísticas.

“São ações simples como essas que salvam vidas, o tratamento de saúde mental é importante e esse projeto que é desenvolvido desde 2015 em nossa cidade contribui na prevenção do suicídio.  Essa parceria com a prefeitura e instituições é muito importante e determinante, em especial com a contribuição da Secretaria de Saúde, Educação e Assistente Social que é de extrema relevância, porque agrega valores à temática”, destacou o médico psiquiatra Dr. Francisco Honorato, idealizador da campanha e membro da Comissão de Prevenção ao Suicídio em Barreiras.

Informações e fotos: Ascom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: