Saúde na Agenda: Mais um sábado de atendimento especializado em Endoscopia Digestiva é realizado no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida

O sábado, 30, foi dia de cuidar da saúde com a realização de mais uma edição do atendimento especializado, dessa vez, de Endoscopia Digestiva no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida. A agenda foi aberta pela Secretaria de Saúde de Barreiras para diminuir a fila de espera pelo exame, e durante toda manhã 15 pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde, foram atendidos pela equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira e técnicos de enfermagem.

Antes do procedimento, os pacientes passaram pela triagem, o processo sedativo leve (spray) e após a conclusão da endoscopia permaneceram na unidade com o acompanhante. O coordenador administrativo do Leonídia Ayres, Alessandro Souza, explicou que alguns precisaram fazer coleta para biópsia, mas mesmo assim, finalizado o efeito sedativo foram liberados mediante acompanhamento e orientados sobre o retorno, dieta alimentar e continuidade ao processo de tratamento com o especialista na área.

“Atendemos mais quinze pacientes nessa segunda edição do mutirão de endoscopia, que contribui significativamente para redução da fila de espera e auxilia no processo de conclusão de diagnósticos de alterações gastrointestinais, possibilitando o tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, salientou Alessandro Souza.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Barreiras, no próximo dia 7 de outubro está confirmado o Mutirão de Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia no Centro Especializado de Atendimento ao Homem – CEAH, com pacientes já regulados pela Central Integrada de Regulação – CIR.


Compartilhe:

Comentários: